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Título: Ambiente escolar para maturidade : estudo, análise e recomendações para as salas de aula
Autor(es): Souza, Mariana Rocha de
E-mail do autor: mariana.rocha@catolica.arq.br
Orientador(es): Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira
Assunto: Acessibilidade
Ambiente de ensino e aprendizagem
idosos
Data de publicação: 31-Mar-2021
Referência: SOUZA, Mariana Rocha de. Ambiente Escolar para Maturidade : Estudo, análise e recomendações para as salas de aula. 2020. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Ceilândia, 2020.
Resumo: INTRODUÇÃO: A educação é reconhecida como um direito fundamental e assim deve ser garantida em todas as fases da vida, incluído a velhice. Na atualidade iniciativas buscam ampliar o acesso dos idosos a educação, sendo que muitas destas ocorrem em ambientes das Instituições de Educação Superior. Neste contexto, a acessibilidade é elemento fundamental para proporcionar a participação efetiva dos idosos nos ambientes de ensino e aprendizagem nas modalidades presencial e remota. A presente pesquisa objetivou analisar os parâmetros de acessibilidade dos ambientes de educação direcionados a idosos nas modalidades de ensino presencial e remota frente as especificidades desta população etária. MÉTODO: Trata-se de estudo com caraterística mista, com revisão integrativa e pesquisa de campo e elaboração de recomendações de parâmetros para as dimensões de acessibilidade considerando as especificidades dos idosos. A revisão integrativa foi realizada conforme Souza e colaboradores, 2010 e a pesquisa de campo foi transversal e observacional. Para a elaboração das recomendações foram utilizadas as especificidades sensoriais e motoras relatadas na literatura científica. Para as perspectivas e plantas arquitetônicas foi utilizado os programas AutoCAD 2020, SketchUp 2020 e Adobe Photoshop 2020. RESULTADO: As recomendações atuais para ambientes educativos presentes na literatura não incluíam as especificidades dos idosos, não havendo recomendações específicas para esta população etária, em nenhuma das modalidades de ensino. As Instituições de Educação Superior pesquisadas não cumprem com os critérios de acessibilidade das recomendações atuais, tais como nenhuma possuía mobiliário permitisse seu uso atendendo necessidade de diferentes usuários e apenas uma cumpria com fatores bioclimáticos. Recomendações de acessibilidade específicas para idosos, bem como planta baixa arquitetônica de ambiente de ensino aprendizagem na modalidade presencial e remota contemplando as recomendações elaboradas, encontra-se descritas no trabalho. CONCLUSÃO: Os parâmetros de acessibilidade contentes nas recomendações atuais para ambiente de ensino e aprendizagem não contemplam os idosos.
Abstract: INTRODUCTION: Education is recognized as a fundamental right and must therefore be guaranteed at all stages of life, including old age. Currently, initiatives seek to expand the access of the elderly to education, many of which occur in environments of Higher Education Institutions. In this context, accessibility is a fundamental element to provide effective participation of the elderly in teaching and learning environments in the face-to-face and remote modalities. The present research aimed to analyze the accessibility parameters of the education environments directed to the elderly in the modalities of face-to-face and remote education in view of the specificities of this age population. METHOD: This is a study with mixed characteristics, with an integrative review and field research and the elaboration of parameter recommendations for the dimensions of accessibility considering the specificities of the elderly. The integrative review was carried out according to Souza and collaborators, 2010 and the field research was transversal and observational. Sensory and motor specificities reported in the scientific literature were used to prepare the recommendations. For the architectural plans and perspectives, the AutoCAD 2020, SketchUp 2020 and Adobe Photoshop 2020 programs were used. RESULT: The current recommendations for educational environments present in the literature did not include the specificities of the elderly, with no specific recommendations for this age population, in any of the teaching modalities. The Higher Education Institutions surveyed do not comply with the accessibility criteria of the current recommendations, such as none had furniture to allow its use meeting the needs of different users and only one met with bioclimatic factors. Specific accessibility recommendations for the elderly, as well as architectural floor plans for a teaching and learning environment in the face-to-face and remote modality, including the elaborated recommendations, are described in the work. CONCLUSION: The accessibility parameters contained in the current recommendations for the teaching and learning environment do not include the elderly.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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