Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maynardes, Ana Cláudia | - |
dc.contributor.author | Santana, Maíra Fontenele | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T12:35:39Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29T12:35:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Maíra Fontenele. Trajetória do artesanato brasileiro: perspectiva das políticas públicas. 2020. 215 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40378 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo analisar a trajetória da formulação e implantação de
políticas públicas voltadas ao artesanato, com atenção à relação do Design com o artesanato
no Brasil, desde a constituição do território brasileiro até o momento presente. Para tal, foi
realizado levantamento documental, por meio de publicações oficiais bem como pesquisas de
períodos históricos determinados, além de entrevistas com agentes que atuam diretamente ou
que participam ativamente da construção de políticas públicas em relação ao artesanato. Esse
estudo inicia sua análise pelos antecedentes históricos da prática, para situar o contexto
político e social das primeiras políticas públicas do período colonial, marco da chegada das
artes, ofícios e manufaturas ao Brasil. Em seguida, analisa-se a formulação e a implantação de
medidas públicas, estabelecidas desde 1930 até meados da década de 1990, que tinham como
norte a busca pela construção da identidade nacional e a inclusão social. Em 1990 inicia-se um
novo marco temporal, cujo foco é no ideal empreendedor do artesanato, que utiliza-se do
design como principal estratégia. Vale ressaltar que a inclusão social e a identidade cultural
não foram abandonadas pelas políticas públicas que concernem a prática artesã até os dias
atuais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trajetória do artesanato brasileiro : perspectiva das políticas públicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artesanato | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade cultural | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to analyze the trajectory of the formulation and implementation of public policies
aimed at handicrafts, with attention to the relationship between Design and handicrafts in Brazil,
from the constitution of the Brazilian territory to the present moment. To this end, a
documentary survey was carried out, through official publications as well as surveys of specific
historical periods, in addition to interviews with agents who work directly or actively participate in
the construction of public policies in relation to handicrafts. This study begins its analysis by the
historical antecedents of the practice, in order to situate the political and social context of the
first public policies of the colonial period, which marked the arrival of the arts, crafts and
manufactures in Brazil. Then, the formulation and implementation of public measures,
established from 1930 to the mid-1990s, which were guided by the search for the construction
of national identity and social inclusion, was analyzed. In 1990, a new time frame began,
focusing on the entrepreneurial ideal of handicrafts, which uses Design as its main strategy. It is
worth mentioning that social inclusion and cultural identity have not been abandoned by public
policies that concern artisan practice until today. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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