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dc.contributor.advisorRocha, Carlos Henrique Marques da-
dc.contributor.authorAlves, Luiz Augusto da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-29T00:19:47Z-
dc.date.available2021-03-29T00:19:47Z-
dc.date.issued2021-03-28-
dc.date.submitted2020-10-06-
dc.identifier.citationALVES, Luiz Augusto da Silva. The LAN and TAM airlines merger under a Strategic Variance Analysis approach. 2020. xii, 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40376-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA LAN e a TAM eram as empresas de bandeira do Chile e Brazil, respectivamente até o final dos anos 2000 na indústria de linhas aéreas. A fusão das duas na LATAM Airlines foi parte de uma estratégia de construir uma potência regional de transporte aéreo, uma evolução de empresas nacionais para uma marcar da América Latina. Esta pesquisa analisa a fusão da LAN e da TAM, que na segunda década do Século XXI formou um dos maiores grupos de transporte aéreo de passageiros. O conceito de Análise Estratégica de Variância (SVA) é usado em alguns ambientes acadêmicos para avaliar o lucro operacional de uma empresa entre dois períodos de tempo, nesse caso específico, 2010-2013. A SVA relaciona o balanço financeiro com abordagens de estratégias corporativas. Estudos anteriores na indústria de linhas aéreas americanas foram conduzidos com o método SVA. Essa pesquisa compara a situação da antiga TAM antes da fusão (2010), e da LATAM (2013), após a fusão. Os dados financeiros, operacionais e de combustíveis são levantados da Agência Nacional de Aviação Civil, reclassificados, e aplicados para calcular a SVA. Então, como conclusão final, a SVA demonstra que essa fusão foi boa, entretanto foi insuficiente para cobrir o aumento no preço do combustível durante esses anos.pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleThe LAN and TAM airlines merger under a Strategic Variance Analysis approachpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFusãopt_BR
dc.subject.keywordAquisiçãopt_BR
dc.subject.keywordIncorporaçãopt_BR
dc.subject.keywordEmpresas aéreaspt_BR
dc.subject.keywordAviaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1LAN and TAM used to be the flag carriers of Chile and Brazil, respectively, until late 2000’s in the airline industry. The merger of both into LATAM Airlines was part of the strategy to construct a major regional power of air transportation, an evolution from national companies to a Latin America brand. This research analyzes the merger of LAN and TAM, which in the second decade of 21st Century formed one of the largest passenger air transportation groups. The concept of Strategic Variance Analysis (SVA) is used in some academic environments to evaluate a company’s operational revenue in two time periods, in this specific case, 2010-2013. The SVA relates the financial statements with businesses strategies approaches. Previous studies in the American airline industry have been conducted with SVA method. This research compares the financial situation of former TAM before the merger (2010), and LATAM (2013), after the merger. The financial, operational, and fuel data are gathered from the National Civil Aviation Agency of Brazil, reclassified, and applied to calculate SVA. Then, as the final conclusion, SVA demonstrates that this merger was good, however it was insufficient to cover the rise in fuel prices during those years.pt_BR
dc.contributor.emailluiz.aug.alves@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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