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Título: A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico
Autor(es): Spagna, Eveline de Oliveira
E-mail do autor: mailto:evelinespagna@gmail.com
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Organização do trabalho pedagógico
Currículo educacional
Gestão democrática
Educação
Data de publicação: 26-Mar-2021
Referência: SPAGNA, Eveline de Oliveira. A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir as implicações da atuação do gestor, eleito democraticamente, na organização do trabalho pedagógico para a efetivação das estratégias previstas no Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). No campo teórico, a pesquisa situa-se numa perspectiva crítico-dialética com aproximações pela lente teórica dos estudos marxistas, principalmente, no que tange os conceitos de prática social na tentativa de identificar as principais características do objeto, apreendendo suas abstrações para compreender a realidade concreta em que ele se insere. A pesquisa situa-se no campo qualitativo (CRESWELL, 2007) e foi desenvolvida em uma escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal, tendo como procedimentos de coleta de dados a análise documental, a observação participante de reuniões, questionário a professores, entrevistas semiestruturadas a coordenadores e ao gestor. Para a apreciação dos achados da pesquisa recorreu-se a análise de conteúdo em Bardin (2016), pelas seguintes fases: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A pesquisa está estruturada em três eixos principais: Gestão Democrática; Organização do Trabalho Pedagógico e Currículo. O referencial teórico que sustentou essa pesquisa no eixo da organização do trabalho pedagógico reside em Freitas (1995), Libâneo (2015), Saviani (2007, 2010, 2012), Silva E. (2017), Vasconcellos (2002, 2013) e Veiga (2001, 2003, 2007). Em relação ao currículo, a base teórica foi construída a partir de Sacristán (1999, 2000, 2006), Silva F. (2011, 2015, 2016) e Borges (2010, 2016). O embasamento das discussões acerca da gestão democrática foi apoiado pelas produções de Araújo (2012), Lück (2000, 2005, 2009, 2010) e Paro (2008, 2010, 2016). Por fim, os achados da pesquisa revelam que existe grande centralidade das decisões de gestão nos aspectos financeiros e administrativos em detrimento do pedagógico, ainda assim, as demandas provenientes dos docentes eram acolhidas e o trabalho pedagógico estava em processo de ressignificação curricular como elemento central da OTP. Diante disso, propõe-se como produto técnico um curso de formação continuada destinada aos gestores da SEEDF contemplando os três eixos da pesquisa.
Abstract: This research aims to discuss the implications of the performance of the manager, democratically elected, in the organization of pedagogical work for the implementation of the strategies foreseen in the Currículo em Movimento of the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). In the theoretical field, research is situated in a critical-dialectical perspective with approximations through the theoretical lens of Marxist studies, mainly, with regard to the concepts of social practice in an attempt to identify the main characteristics of the object, seizing its abstractions to understand the concrete reality in which it is part. The research is located in the qualitative field (CRESWELL, 2007) and was developed in a school of the Secretaria de Educação do Distrito Federal, having as data collection procedures the documental analysis, participant observation of meetings, questionnaire to teachers, semi-structured interviews with coordinators and the manager. Content analysis in Bardin (2016) was used to assess the research findings, in the following phases: 1) pre-analysis, 2) exploration of the material and 3) treatment of results, inference and interpretation. The research is structured in three main axes: Democratic Management; Organization of Pedagogical Work and Curriculum. The theoretical reference that sustained this research in the axis of the organization of pedagogical work lies in Freitas (1995), Libâneo (2015), Saviani (2007, 2010, 2012), Silva E. (2017), Vasconcellos (2002, 2013) and Veiga (2001, 2003, 2007). Regarding the curriculum, the theoretical basis was bult from Sacristán (1999, 2000, 2006), Silva F. (2011, 2015, 2016) and Borges (2010, 2016). The basis of discussions about democratic management was supported by the productions of Araújo (2012), Lück (2000, 2005, 2009, 2010) and Paro (2008, 2010, 2016). Finally, the research findings reveal that there is a great centrality of management decisions in the financial and administrative aspects to the detriment of the pedagogical, even so, the demands coming from the professors were accepted and the pedagogical work was in the process of resignifying the curriculum of a central element in OTP. That said, it is proposed as a technical product a continuing training course aimed at SEEDF managers contemplating the three axes of the research.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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