Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40332
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CarolinedeCerqueiraMedeiros.pdf3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaass, Marisa Cobbe-
dc.contributor.authorMedeiros, Caroline de Cerqueira-
dc.date.accessioned2021-03-26T14:30:53Z-
dc.date.available2021-03-26T14:30:53Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.date.submitted2020-10-26-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Caroline de Cerqueira. O diálogo no ensino de design: um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiás. 2020. 194 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40332-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO objeto deste estudo insere-se no campo da pedagogia do design. Compreende-se que uma educação comprometida com a transformação da sociedade, para além da lógica tecnicista do mercado, pede uma prática educativa dialógica, que coloca em pauta o contexto social e complexo onde o design se encontra. A conjuntura de crise em que estamos, pede novas formas de pensar e fazer design, consequentemente também modificando o cenário da educação em design. Este trabalho busca examinar esse cenário, tendo como foco o ensino formal de design, partindo de elementos teóricos, didáticos e institucionais, e observando como esses elementos se conectam com a percepção da complexidade do design. Por este motivo, esta investigação reúne conhecimentos da área do Design e da filosofia da educação, buscando a compreensão de diálogo nas obras de Paulo Freire. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, com um estudo de caso da disciplina Cenografia e Visual Merchandising do curso de Design da PUC- Goiás, compondo a pesquisa-ação na disciplina Prática Docente em Design, da Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília. Por meio da observação participante e entrevistas com professora e alunos da disciplina, são discutidos aspectos que propiciam uma prática educativa dialógica, buscando perceber as dinâmicas de interação entre educador e educandos e seus discursos. Na análise dos dados, pode-se verificar certos elementos da prática educativa da professora que sugerem uma abordagem dialógica: adaptabilidade e estratégia, a colaboração com os alunos na decisão da condução das aulas e a aula como desafio que suscita a reflexão. São ressaltados os elementos da educação em design que facilitam esse processo reflexivo e contribuem para a compreensão do contexto social, cultural, ambiental e simbólico em que este se insere.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO diálogo no ensino de design : um olhar às dinâmicas da prática educativa na PUC- Goiáspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordDiálogopt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.subject.keywordComplexidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The object of this study is inserted in design pedagogy. It is understood that an education committed with the transformation of society, beyond the technicist logic of the market, demands a dialogical practice, that brings up the complex social context where design is. The crisis circumstance in which we are inserted demands new ways of thinking and making design, consequently also changing the design education scene. This paper aims to examine this scene, focusing on the formal design guideline, by analyzing theoretical, didactic and institutional elements, and observing how these elements connect with the perception of design complexity. Hence, this investigation comprehends knowledge in the fields of Design and philosophy of education, seeking to understand Dialogue in the works of Paulo Freire. This study has a qualitative approach, with a case study of the Scenography and Visual Merchandising subject, from the Design course at PUC-Goiás, making up the action research in the Teaching Practice in Design subject, from the Master’s Program in Design at the University of Brasília. Through partaking observation and interviews with the professor and students of the subject, aspects that provide a dialogical educational practice are discussed, aiming to understand the dynamics of interaction between educator and learner through their speeches. In the data analysis, it is possible to verify certain elements of the professor’s educational practice that suggest a dialogical approach: adaptability and strategy, collaboration with students in deciding activities and the class as a challenge that provokes reflection. The elements of design education highlighted here are the ones that facilitate this reflective process and contribute to the understanding of the social, cultural, environmental and symbolic context in which design is inserted.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.