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dc.contributor.advisorCuri, Alice Stefânia-
dc.contributor.authorQuintas, Ana Luisa de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-03-26T13:50:10Z-
dc.date.available2021-03-26T13:50:10Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.date.submitted2020-10-28-
dc.identifier.citationQUINTAS, Ana Luisa de Oliveira. Iluminação e atuação: outros diálogos possíveis. 2020. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40325-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa busca explorar possíveis diálogos entre iluminação e atuação cênica em uma busca de tornar os processos de criação mais colaborativos e menos hierárquicos. Tendo a experiência como principal atitude metodológica e apostando em uma epistemologia ecológica, a pesquisa traça um percurso que se inicia nas experiências vividas pela autora em seus grupos de teatro (Grupo Tripé e Grupo Liquidificador), e segue para a construção de um modo ecológico de se relacionar com o mundo, dirigindo-se para uma nova perspectiva de conexão com as luzes que acompanham o cotidiano da existência humana e estabelecendo um paralelo com os atuantes e a luz cênica. A partir dessa perspectiva e do conceito de corpo proposto por Espinoza, propõe-se a compreensão da luz cênica como um corpo – o corpo-luz –, numa tentativa alternativa de se discutir a iluminação na cena contemporânea. A pesquisa segue, então, para o relato de uma experiência vivida pela autora através da prática docente em uma disciplina no curso de graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília, no primeiro semestre de 2019. Nessa disciplina, buscou-se propor uma prática que pretende complexificar os afetos e as afetações possíveis entre o corpo-luz e o corpo da atuante, para uma melhor compreensão de como se pode experienciar uma colaboração mais afetiva e efetiva entre as artistas criadoras de ambos os campos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIluminação e atuação : outros diálogos possíveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIluminação cênicapt_BR
dc.subject.keywordAtuação cênicapt_BR
dc.subject.keywordProcessos colaborativospt_BR
dc.subject.keywordTeatro contemporâneopt_BR
dc.subject.keywordEcologia afetivapt_BR
dc.subject.keywordCorpopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research seeks to explore possible dialogues between stage lighting and acting, in a quest to make creative processes more collaborative and less hierarchical. With experience as the main methodological attitude, and betting on an ecological epistemology, the research traces a path that begins with the experiences lived by the author in her theatre groups ( Grupo Tripé and Grupo Liquidificador), and goes on to build an ecological way to relate to the world, seeking a new perspective of connections between the lights that accompany the daily life of human existence, creating a parallel with acting and stage lighting. From this perspective, and the concept of body proposed by Espinoza, is made the proposal of understanding stage lighting as a body, the body-light, in an alternative attempt to understand the stage lighting in the contemporary scene. The research then goes on to report an experience lived by the author through a class in the undergraduate course in Performing Arts at the University of Brasília, in this class we sought to propose a practice that intends to complex the affects between the body- light and the acting body, in search of a better understanding of how we can propose a more affective and effective collaboration between creative artists from both fields.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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