Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Renata Azambuja de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-26T13:19:31Z | - |
dc.date.available | 2021-03-26T13:19:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Renata Azambuja de. Dobras curatoriais: a residência artística como lugar de prática. 2020. 274 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40321 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga a curadoria e seus modos de ação em residência artística,
relacionando e problematizando prática e instituição pela ótica da crítica institucional e do
sistema contemporâneo de arte. Parte-se do pressuposto de que a residência artística combina
funções que estão presentes em galerias, museus e espaços de formação, como escolas e
universidades, mas se organiza fundamentada por propósitos e metodologias específicas –
alterando os modos de operação da curadoria, perspectivada pelo seu exercício orientado às
exposições. Esta investigação partiu do estudo de fontes bibliográficas e da análise de
respostas a questionários e entrevistas efetuadas com 28 agentes que estão em atividade nos
circuitos de arte e tiveram participação como curadores em residências. A tese foi desenvolvida
como um processo de análise que adota, como ponto de partida, enfoques teóricos mais
amplos, dirigindo-se, em seu desenvolvimento, a estados mais empíricos de apresentação e
análise. O texto está distribuído em cinco etapas. As três primeiras expõem debates sobre a
crítica institucional, novos institucionalismos e práticas instituintes; apresentam termos e
princípios balizadores da residência e de seu papel como prática instituinte na
contemporaneidade; e discorrem sobre modos de participação da curadoria na atualidade,
tendo em vista a construção de narrativas e discursos, metodologias e suas vinculações com a
residência de arte. As duas etapas finais consistem na apresentação e na análise de dados
sobre tipos de contribuições curatoriais derivadas da realização de projetos de residência e na
apresentação de uma proposta de residência para curadores. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dobras curatoriais : a residência artística como lugar de prática | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curadoria - artes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Residência artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crítica institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ação curatorial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema contemporâneo de arte | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research investigates curating and its modes of performance in artistic residency
through the engagement and discussion of practice and institution from the standpoint of the
institutional critique and of the system of contemporary art. The assumption is made that the
artistic residency combines functions that are in play in galleries, museums and educational
venues, such as schools and universities, but its structured differently, based on specific
purposes and methodologies, which contributes to alter the curatorial work, which is informed,
primarily, by its practice in exhibitions. This investigation departed from the study of
bibliographical sources and from the analysis of responses to interviews and questionnaires
which were conducted with 28 agents that are currently active in the art circuit and who
participated as curators in residency. The thesis was developed as a process of analysis that
adopts a broader theoretical approach as a starting point, moving towards a more empirical
framework of analysis. The text is arranged following five stages. The first three present lines of
debate on institutional critique, new institutionalism and Instituent practices; provide art
residencies guiding terms and principles, and their role as instituent practices in
contemporaneity; and also put into discussion modes of curatorial involvement in the present,
bearing in mind the development of narratives and discourses, methodologies, and its links to
the art residency. The two final stages consist in the presentation and data analysis originated
from the interviews and questionnaires regarding the types of curatorial contribution that are
discerned as an output of the work in residency, and in the presentation of a work proposal of a
residency of curators. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|