Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40267
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_PedroHenriqueAbelinTeixeira.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVon Bülow, Marisa-
dc.contributor.authorTeixeira, Pedro Henrique Abelin-
dc.date.accessioned2021-03-19T16:52:35Z-
dc.date.available2021-03-19T16:52:35Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.date.submitted2020-09-11-
dc.identifier.citationABELIN, Pedro Henrique. Comunicação populista: uma proposta analítica a partir do Movimento Brasil Livre e da Mídia Ninja. 2020. 215 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40267-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2020pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação se debruça sobre o tema da comunicação populista digital. Eventos políticos recentes de grande envergadura e em diversos países reacenderam o debate sobre o populismo e seus limites como ferramenta de retórica política e como conceito analítico. A nova ascensão do populismo parece estar intimamente associada ao surgimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Diversos autores têm afirmado haver correlação entre as mídias sociais e o populismo. Nessa dissertação, o populismo é compreendido como um estilo de comunicação e estratégia de ação política que pode ser tanto de direita como de esquerda. Proponho um quadro analítico para analisar e comparar a comunicação populista do Movimento Brasil Livre e da Mídia Ninja, buscando entender a relação entre comunicação populista e o engajamento da audiência no Facebook das respectivas organizações, que assumiram claras posições no período de pré-campanha eleitoral no Brasil, de janeiro a julho de 2018. Os dados analisados demonstram que o MBL assimilou e mobilizou as categorias da comunicação populista de forma mais efetiva que a Mídia Ninja, e que a organização conservadora também obteve maior engajamento. A análise indica a importância de considerar a orientação ideológica dos atores em suas práticas digitais e de utilizar uma abordagem metodológica que contemple essas diferenças ideológicaspt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComunicação populista : uma proposta analítica a partir do Movimento Brasil Livre e da Mídia Ninjapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação populistapt_BR
dc.subject.keywordPopulismopt_BR
dc.subject.keywordMídia socialpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordMovimento Brasil Livre (MBL)pt_BR
dc.subject.keywordMídia NINJApt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Recent large-scale political events in several countries have reignited the debate around populism and its limits both as a political rhetoric tool and as an analytical concept. The new populist wave seems to be closely associated with the broadened access to Information and Communication Technologies (ICTs). This research paperexpands on the theme of digital populist communication, considering that several authors have indicated a correlation between social media and populism. “Populism”is understood here as a style of communication and a political action strategy that can be used by both right and left-wing political actors. An analytical framework is proposed to analyze and compare the populist communication of the Movimento Brasil Livre and Mídia Ninja networks, seeking to understand the relationship between populist communication and public engagement on Facebook in two organizations that took clear political standsin the Brazilian pre-election period, from January to July 2018. The data analyzed shows that the MBL – the more conservative organization – has assimilated and mobilized the categories of populist communication more effectively than the Mídia Ninja, also achieving greater engagement. The analysis indicates the importance of considering the ideological orientation of the actors in their online practices and of using a methodological approach that addresses these ideological differences.pt_BR
dc.contributor.emailpedroabelin@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciência Política (IPOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.