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Título: Pingado : comicidade e estereótipos como caminhos para reflexão e (re)existência em um processo composicional
Autor(es): Dias, Clarice César
Orientador(es): Brochado, Izabela Costa
Assunto: Arte e política
Comicidade
Decolonialidade
Estereótipos
Processo composicional
Expressões artísticas
Data de publicação: 12-Mar-2021
Referência: DIAS, Clarice César. Pingado: comicidade e estereótipos como caminhos para reflexão e (re)existência em um processo composicional. 2020. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Essa pesquisa tem como eixo os processos composicionais para a cena, centrando-se nos estudos sobre o risível; o trabalho com estereótipos; e reflexões acerca de corpo e decolonialidade. O exercício crítico acontece por meio da investigação do processo composicional do número cômico: Pingado. A partir de um processo composicional e experiências de improvisação nas ruas do Distrito Federal, esse estudo discute como a comicidade pode promover canais de diálogo e reflexão em nossa sociedade e como as expressões artísticas cômicas podem contradizer ideologias e discursos opressores. Dois aspectos centrais analisados são a relação entre o risível e ações de resistência cultural e política; e o trabalho com estereótipos em cena. Por fim, essa pesquisa busca perceber como o risível e as expressões artísticas cômicas proporcionam espaços de (re) existência e de transformação social.
Abstract: The axis of this research are the compositional processes for the scene, focusing on studies on the laughable; the work with stereotypes; and reflections on the body and decoloniality. The critical exercise occurs through the investigation of the comic skit compositional process: Pingado. Based on a compositional process and improvisation experiences on the streets of the Brazilian Federal District, this study discusses how comicality can promote channels of dialogue and reflection in our society and how comic artistic expressions can contradict oppressive ideologies and discourses. Two central aspects analyzed are the relationship between the laughable and actions of cultural and political resistance; and the work with stereotypes on the scene. Finally, this research seeks to understand how the laughable and comic artistic expressions provide spaces for (re) existence and social transformation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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