Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Menezes, João Paulo Cunha de | - |
dc.contributor.author | Morais, Nívea Aparecida Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T19:29:39Z | - |
dc.date.available | 2021-03-11T19:29:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-30 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Nívea Aparecida Alves de. Educação para a sexualidade: um estudo sobre as práticas dos professores de Biologia do Ensino Médio. 2020. [96] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40216 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Falar sobre sexualidade para os adolescentes em sala de aula tornou-se algo de grande relevância na atualidade, porque é na adolescência que eles iniciam seus relacionamentos sexuais. A sexualidade é algo natural, porém esse assunto, que é tão comum quanto atual, ainda adquire grande proporção e gera discussão quando é levado para dentro das escolas, por ser considerado por muitos como tabu. O presente trabalho teve como objetivo analisar como a temática Sexualidade é abordada nas escolas pelos professores de Biologia do Ensino Médio, buscando identificar metodologias exitosas, a fim de elaborar um material didático com sugestões de práticas para abordar esse tema. A pesquisa foi realizada em três escolas de João Pinheiro/MG, com dez professores de Biologia, que foram convidados a responder um questionário e, posteriormente, participar de uma entrevista semiestruturada contendo questões relativas à sua prática docente a fim de analisar a importância de discutir esse tema com os adolescentes. A natureza da pesquisa foi qualitativa e a metodologia utilizada foram as aplicações dos questionários e entrevistas. Os resultados encontrados foram satisfatórios, uma vez que nos mostram que os professores, apesar dos obstáculos que dificultam a abordagem de temas relacionados à Sexualidade, sabem da importância e necessidade de se debater essa temática com os estudantes, no entanto necessitam de recursos que os auxilie em suas práticas. Os resultados nos permitiram constatar, ainda, que a Educação Sexual é uma necessidade e, na opinião dos docentes, diz respeito a todos os professores, não devendo ser restrita aos docentes de Ciências e Biologia. Após a análise dos questionários e entrevistas, foi confeccionado um livro paradidático com roteiros de atividades que poderá ser utilizado como suporte no ensino de Sexualidade. Esse livro apresenta uma abordagem mais ampla e reflexiva para que os estudantes possam participar, socializar informações e vivências, facilitando o aprendizado. O material produzido foi colocado à disposição dos docentes que participaram da pesquisa, visando à atualização destes, bem como propiciando aulas mais dinâmicas, estimulando professores e estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação para a sexualidade : um estudo sobre as práticas dos professores de Biologia do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material didático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livro paradidático | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Talking about sexuality for teenagers in a classroom
became something of great relevance nowadays, because it is during the adolescence that they
begin their sexual relationships. Sexuality is something natural, but this subject that is as
common as it is current, still takes great proportion and generates arguments when taken to
schools, once it is considered as a taboo.
This study had as its objective to analyse how Sexuality is approached in school by High School
Biology teachers, seeking to identify successful metodologies in order to elaborate a didactic
material with practical suggestions for the theme. The research was conducted in three different
schools in João Pinheiro/MG with ten Biology teachers that were invited to fill in a form and then
participate on a half structured interview with questions regarding their practice, in order to
analyse the importance of discussing the theme with teenagers. The research was qualitative and
the metodology applied was the forms and interviews. The results found were satisfactory once
they showed that the teachers, despite the obstacles that bring difficulties to the approach of
themes related to Sexuality, know how important and needed are debating this issue with the
students, though they need the resources to help them in their practices. The results allowed us
to state that Sexual Education is a necessity and, for the teachers, it concerns all teachers and
not only Science and Biology ones. After the analysis of the forms and interviews, a paradidactic
book was made with activities sctipts that can be used as a suport for the teaching of Sexuality.
This book presents a broader and more speculative approach so that the students can participate,
socialize information and living, facilitating the learning process. The material that was produced
was put at the disposal of the teachers who participated in the research, aiming at their updates
as well as producing more dynamic classes, encouraging teachers and students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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