http://repositorio.unb.br/handle/10482/40202
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Arthur Reichert | - |
dc.contributor.author | Batista, Filipe Aziz | - |
dc.contributor.author | Santos, Larissa Pereira da Costa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcus Jessé Alves de | - |
dc.contributor.author | Viane, Dianne Magalhães | - |
dc.contributor.author | Silva, Jones Yudi Mori Alves da | - |
dc.contributor.author | Cornelio, Emilly Meireles Braga | - |
dc.contributor.author | Silva, Fernanda Rose | - |
dc.contributor.author | Koide, Carla Maria Chagas e Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T14:23:10Z | - |
dc.date.available | 2021-03-10T14:23:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-12 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Arthur Reichert et al. Capacitação de tutores para estratégias de aprendizagem ativa nas áreas de STEM. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 48.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, 3., 2020, Caxias do Sul. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2020. DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3339. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3339. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40202 | - |
dc.description.abstract | Recentemente, percebe-se um aumento no número de trabalhos que abordam estratégias e métodos de aprendizagem ativa na área de educação em engenharia, relatando experiências realizadas em sala de aula. No entanto, poucas experiências abordam a importância do tutor, estudante de graduação, e de sua capacitação como facilitador nessas estratégias, bem diferente de um papel muitas vezes assumido de "disseminador de informações". O intuito deste trabalho é apresentar o planejamento de uma oficina de programação de microcontroladores para estudantes do Ensino Médio como parte de um projeto que estimula a universalização do aprendizado e a escolha de uma profissão nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem de programação com Arduino, introduzindo-se conceitos de circuitos, componentes eletrônicos, linguagens de programação, assim como o uso da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, por meio do uso de motores DC, circuitos e componentes eletrônicos como LEDs, ponte h e diferentes tipos de sensores. Nesta oficina, os estudantes de nível médio têm a oportunidade de escrever algoritmos, codificá-los em linguagem de programação, montar circuitos e conectá-los à plataforma Arduino, assim como verificar o funcionamento do hardware e software implementados. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de graduandos como parte de um treinamento de tutoria, em que estes assumem o papel dos aprendizes. Reflexões acerca das estratégias e métodos de aprendizagem ativa adotados e do papel do tutor são discutidas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | ABENGE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Capacitação de tutores para estratégias de aprendizagem ativa nas áreas de STEM | pt_BR |
dc.type | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oficinas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programação com Arduino | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.37702/COBENGE.2020.3339 | pt_BR |
dc.relation.publisherversion | http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3339 | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) | - |
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