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Título : Um olhar sobre as tecnologias como apoio no contexto da Educação de Jovens e Adultos – EJA interventiva do Distrito Federal
Autor : Cruz, Daniel Santos da
Orientador(es):: Souza, Amaralina Miranda de
Assunto:: EJA interventiva
Tecnologia educacional
Inclusão escolar
Fecha de publicación : 1-mar-2021
Citación : CRUZ, Daniel Santos da. Um olhar sobre as tecnologias como apoio no contexto da Educação de Jovens e Adultos – EJA interventiva do Distrito Federal. 2020. 222 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumen : É fato que as tecnologias são instrumentos de nossa cultura, facilitam e permitem tarefas que outrora não eram possíveis, podendo otimizar diversos campos sociais, como o campo educacional e laboral; no entanto, as tecnologias não agem por si só; a ação humana em favor de um determinado fim é fundamental. Nessa perspectiva, este estudo buscou compreender como as tecnologias podem ser incorporadas à prática pedagógica intencionada para dar respostas às demandas educacionais e potenciais específicos dos aprendizes do 2o Segmento da Educação de Jovens e Adultos - EJA Interventiva do Distrito Federal. Caracterizando-a como uma forma de oferta de turma da modalidade EJA, exclusiva para aprendizes com deficiência intelectual e/ou TEA com ou sem associação de outras deficiências, com 15 anos ou mais, que não se adaptaram ou não evidenciaram desenvolvimento de habilidades acadêmicas e sociais em classes convencionais. Assim, considerou-se a problematização dos aspectos sociais que implicam na formação dos sujeitos deste estudo, expressa no engendramento do caminho metodológico através da identificação das tecnologias utilizadas pelos professores da turma da EJA Interventiva eleita e também para identificar como os aprendizes utilizam essas tecnologias para apoiar seu acesso e aprendizagem na prática social. Este estudo se amparou em uma revisão crítica da literatura sobre a temática. Discutida com base na consideração da abordagem do estudo qualitativo por meio de estudo de caso com observação participante e entrevistas semiestruturadas com os professores e uma roda de conversa com os aprendizes, realizadas remotamente, cuja adoção se deu como alternativa ao cenário imposto pela pandemia da COVID 19 – novo Coronavírus. Foi desenvolvido um plano de aplicação junto aos professores, para integrar as tecnologias identificadas como apoio para intervenções pedagógicas e de aprendizagem, tendo em vista o currículo estabelecido. Os resultados apontaram que as tecnologias se constituíram como apoio para o processo formativo da turma do 2o segmento da EJA Interventiva, com base na superação do caráter instrumental da tecnologia e na expansão da fluência tecnológica dos professores, como estratégia para promoção do letramento digital e viabilidade de habilidades acadêmicas e tácitas requeridas no mundo do trabalho. Isto se deu por meio de um planejamento intencionado e efetivamente realizado, que pode constituir um caminho promissor para o desenvolvimento de competências importantes e favoráveis à inclusão social e laboral do grupo de aprendizes.
Abstract: It is a fact that technologies are instruments of our culture, they facilitate and allow tasks that were not previously possible, being able to optimize various social fields, such as the educational and work fields; however, technologies do not act on their own; human action in favor of a particular end is fundamental. In this perspective, this study sought to understand how technologies can be incorporated into the intended pedagogical practice to respond to the educational and specific potential demands of learners in the 2nd Segment of Youth and Adult Education - EJA Interventiva do Distrito Federal. Characterizing it as a form of class offer in the EJA modality, exclusively for apprentices with intellectual disabilities and / or ASD with or without association of other disabilities, aged 15 or over, who did not adapt or did not show development of academic skills and conventional classes. Thus, it was considered the problematization of the social aspects that imply in the formation of the subjects of this study, expressed in the engendering of the methodological path through the identification of the technologies used by the teachers of the elected EJA Interventive class and also to identify how the apprentices use these technologies to support their access and learning in social practice. This study was supported by a critical review of the literature on the subject, discussed based on the consideration of the qualitative study approach through a case study with participant observation and semi-structured interviews with teachers and a conversation circle with learners conducted remotely, whose adoption was an alternative due to the pandemic of COVID 19 - new Coronavirus. An application plan was developed with teachers, to integrate the technologies identified as support for pedagogical and learning interventions, in view of the established curriculum. The results showed that the technologies constituted support for the training process of the class of the 2nd segment of the EJA Interventiva, based on overcoming the instrumental character of the technology and expanding the technological fluency of the teachers, as a strategy to promote digital literacy and viability academic and tacit skills required in the world of work. This was done through intentional and effectively carried out planning, which can be a promising path for the development of important competences favorable to the social and work inclusion of this group of apprentices.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2020.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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