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2020_IassanaRodriguesSoares.pdf4,05 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorSilva, Ana Tereza Reis da-
dc.contributor.authorSoares, Iassana Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-03-01T17:15:57Z-
dc.date.available2021-03-01T17:15:57Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.date.submitted2020-09-29-
dc.identifier.citationSOARES, Iassana Rodrigues. A experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF): o encontro como oportunidade de diálogo e educação intercultural. 2020. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40156-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO tema desta dissertação envolve a forma como a diversidade cultural, presente nas diversas comunidades que formam a região da Fazenda Sálvia, reverbera na Escola Classe Sítio das Araucárias. Para tanto, o estudo analisa de forma articulada como essa diversidade tem sido percebida, afirmada, negada, valorizada e/ou comungada no espaço formal da educação que está no rol de instituições campesinas. O caminho metodológico foi criado com base na coleta de dados em momentos de Roda de Conversa, entrevista semiestruturada, observação participante nos territórios de vivência das crianças, análise documental e diário de campo. Além disso, foi trilhado com base nas minhas próprias experiências como professora da Escola e moradora na região. Dentre os interlocutores que participaram da pesquisa estão as docentes da Escola e os/as moradores/as das comunidades da região, em especial dos acampamentos Renascer Palmares, Marias da Terra, Canaã dos ciganos da etnia Calon e de espaços do turismo Rota do Cavalo. As análises evidenciam de que forma a diversidade cultural, presente nos pertencimentos identitários e saberes comunitários, é valorizada e sistematizada no contexto escolar. A partir dos dados levantados e nas análises empreendidas, é possível afirmar que a forma como a região foi e é territorializada influencia na sua diversidade cultural, além do que as diferenças culturais que as crianças e jovens trazem de seus territórios de vivências permeiam o cotidiano escolar e influenciam a produção e a organização do trabalho pedagógico. Ao final do estudo, a experiência do encontro das diversidades culturais é pontuada como oportunidade de diálogo e educação intercultural.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA experiência da diversidade cultural na Escola Classe Sítio das Araucárias (Sobradinho-DF) : o encontro como oportunidade de diálogo e educação interculturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscola Classe Sítio das Araucáriaspt_BR
dc.subject.keywordDiversidade culturalpt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordEducação interculturalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The theme of this dissertation involves the way in which the cultural diversity presents in the several communities that form Fazenda Sálvia reverberates region at Escola Classe Sítio das Araucárias. Therefore, the study analyzes in an articulated way how this diversity has been perceived, affirmed, denied, valued and / or shared in the formal space of education that is even on the list of rural institutions. The methodological path was created based on the collection of data in moments of conversation, semi-structured interviews, participant observation in the children's living territories, document analysis and field diary, in addition it was traced based on my own experiences as a teacher of the school and resident in the region. Among the interlocutors who participated in the research are school’s teachers and community residents from Fazenda Sálvia reverberates region, specially Renascer Palmares Camps, Marias da Terra, Canaã of the Calon gypsies and Rota do Cavalo ecotourism spaces. The analyzes show how cultural diversity, identity belongings, community knowledge are valued and systematized in the school context. From the data collected and the analyzes undertaken, it is possible to affirm that the way the region was and is territorialized influences in its cultural diversity. In addition, children and young people cultural differences bring from their own territories permeate school daily life and influence the production and organization of pedagogical work. At the end of this study, the experience of meeting cultural diversity is scored as an opportunity for dialogue and intercultural education.pt_BR
dc.contributor.emailiassana.soares@edu.se.df.gov.brpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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