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Título: Curricularização da extensão na Universidade de Brasília : a modelagem do currículo segundo a Resolução 7/2018 do Conselho Nacional de Educação
Autor(es): Gameiro, Juliângela Alves Damaso
Orientador(es): Silva, Francisco Thiago
Assunto: Extensão universitária
Currículo educacional
Universidade de Brasília
Data de publicação: 26-Fev-2021
Referência: GAMEIRO, Juliângela Alves Damaso. Curricularização da extensão na Universidade de Brasília: a modelagem do currículo segundo a Resolução 7/2018 do Conselho Nacional de Educação. 2020. 115 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A Extensão Universitária é uma das finalidades da Universidade, sendo plenamente reconhecida no artigo 207 da Constituição Federal, que estabelece a indissociabilidade ensino- pesquisa-extensão. Hoje essa indissociabilidade é buscada por meio da inserção curricular da extensão. Essa pesquisa, que faz parte do grupo de pesquisa Currículo e Processos Formativos, traz como objetivo central compreender de que maneira os(as) coordenadores(as) de Extensão e de Graduação da Universidade de Brasília (UnB) têm modelado o currículo para implementar a inserção curricular da Extensão na UnB e, como objetivos específicos, estão acompanhar as discussões nas Câmaras de Extensão e Graduação sobre a minuta de resolução da inserção curricular da Extensão na UnB, observando a discussão nas duas instâncias e analisando as diferenças entre a minuta apresentada nas Câmaras e a proposta de resolução que será enviada para aprovação ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Outro objetivo específico consistiu em construir a história da creditação da extensão na Universidade de Brasília. A investigação foi realizada por meio de aplicação de questionário, examinados por meio de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016,) observação participante e análise documental. A pesquisa adotou como referencial teórico o modelo de interpretação curricular de Sacristán (2017), o conceito de currículo integrado de Santomé (1998), o aporte teórico de Borges (2014) e Silva (2020) sobre eixo estruturante e transversalidade, além da Política Nacional de Extensão Universitária e das Diretrizes da Extensão para a Educação Superior Brasileira. A análise dos questionários por Análise de conteúdo fez emergir 15 categorias iniciais, que foram agrupadas em quatro categorias intermediárias até o afunilamento em duas categorias finais, Conceitualização e Operacionalização, referentes à questão conceitual da inserção curricular da extensão, e à sua operacionalização, o como fazer a creditação da extensão. Defendemos que a inserção curricular da extensão, conceitualmente, pode ser alcançada por meio do currículo integrado (SANTOMÉ, 1998) tendo a extensão como eixo transversal (BORGES, 2015; SILVA, 2020) e que a operacionalização será alcançada por meio da resolução que será aprovada pelo CEPE. Como produto, propomos a realização de um curso de extensão de formação em Extensão Universitária, com carga horária de 15 horas, utilizando como abordagem aulas expositivas sobre o conceito de Extensão, Inserção Curricular da Extensão e Currículo Integrado e tendo como público-alvo o corpo docente da Universidade de Brasília.
Abstract: University Extension is one of the purposes of the University, being fully recognized in Article 207 of the Federal Constitution, which establishes the inseparability of teaching-research-extension. Today this inseparability is sought through the curriculum insertion of the extension. This research, which is part of the research group Curriculum and Formative Processes, has the central objective of understanding how the Extension and Graduation coordinators of the University of Brasília (UnB) have modeled the curriculum to implement the curricular insertion of Extension at UnB and, as specific objectives, follow the discussions in the Extension and Graduation Chambers on the resolution draft of the curricular insertion of Extension at UnB, observing the struggles in both instances and analyzing the differences between the draft presented at the Chambers and the proposed resolution that will be sent for approval to the Teaching, Research and Extension Council (CEPE). Another specific objective was to build the extension crediting history at the University of Brasilia. The investigation was carried out through the application of a questionnaire, examined through Content Analysis (BARDIN, 2016,) participant observation and documentary analysis. The research adopted as a theoretical framework the model of Sacristán's curriculum interpretation (2017), the concept of integrated curriculum by Santomé (1998), the theoretical contribution of Borges (2014) and Silva (2020) on the structuring axis and transversality, in addition to Politics National University Extension Program and the Extension Guidelines for Higher Education in Brazil. The analysis of the questionnaires by Content Analysis led to the emergence of 15 initial categories, which were grouped into four intermediate categories until the funnel into two final categories, Conceptualization and Operationalization, referring to the conceptual question of the curricular insertion of the extension, and its operationalization, the how accredit the extension. We argue that the curricular insertion of the extension, conceptually, can be achieved through the integrated curriculum (SANTOMÉ, 1998) with the extension as a transversal axis (BORGES, 2015; SILVA, 2020) and that the operationalization will be achieved through the resolution that will be approved by CEPE. As a product, we propose the realization of a training extension course in University Extension, with a 15-hour workload, using expository classes on the concept of Extension, Extension Curriculum and Integrated Curriculum as an approach and having as target audience the faculty of the University of Brasilia
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
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