Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lozzi, Silene de Paulino | - |
dc.contributor.author | Silva, Malú Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T14:24:34Z | - |
dc.date.available | 2021-02-25T14:24:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Malú Ramos. A problematização como estratégia didática no ensino de Biologia para privados de liberdade na modalidade Educação de Jovens e Adultos. 2020. 135 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40137 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino formal em unidades prisionais no Brasil é ofertado por meio da modalidade Educação
de Jovens e Adultos (EJA) e é considerado ferramenta útil para a ressocialização do apenado e
fundamental para sua reinserção na sociedade. Porém, o processo para que a educação se
estabeleça no sistema prisional é complexo e desafiador, com diversos obstáculos a serem
transpostos, como a visão desse direito como regalia, a ausência de uma matriz curricular
específica que oriente o que se deve ser ensinado, a contenção, por medidas de segurança, de
recursos didáticos a serem utilizados, o despreparo emocional do profissional da educação
para lidar com esse público e a falta de instalações apropriadas. No que se refere ao ensino de
Biologia, novos desafios se sobrepõem, incluindo a extensão do conteúdo proposto por
diretrizes curriculares e a complexidade da nomenclatura científica dessa área de
conhecimento. Assim, a utilização de materiais e métodos de ensino que se adaptem à EJA
realizada em unidades prisionais e que valorizem os conhecimentos dos detentos, a partir de
sua realidade, é imprescindível para se alcançar o aprendizado de maneira efetiva. Nesse
contexto, a problematização surge como possibilidade metodológica porque não se dá como no
sistema tradicional de ensino, pela simples transferência de conhecimento, mas com a
produção dialógica, entre professores e alunos, a partir da valorização do conhecimento
advindo de situações vivenciadas ou simuladas da prática profissional. Assim, este trabalho
propõe, com base na metodologia de problematização, a elaboração de um Guia de Estudos
em Biologia que aborda de forma integrada e aplicada conteúdos de Bioquímica, Citologia,
Morfologia e Fisiologia Humana. Esse recurso didático, com essas características, foi criado
para aplicação para estudantes da modalidade EJA privados de liberdade. Trata-se ainda de
um recurso de fácil aquisição e baixo custo de produção, podendo ser utilizado nas aulas de
Biologia. Em sua concepção, o Guia de Estudos favorece a construção de conhecimento a
partir de situações-problema que dialogam com a vida do estudante trazendo para o contexto
científico suas experiências e significados.Esperamos contribuir para que a aprendizagem de
Biologia na EJA do sistema prisional possa de fato cumprir seu papel, contribuindo para a
função emancipatória da educação no exercício pleno da cidadania e convívio social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A problematização como estratégia didática no ensino de Biologia para privados de liberdade na modalidade Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema prisional brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos - prisões | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Formal education in prison units in Brazil is offered through the Youth and Adult Education
modality - EJA, and it is considered a useful tool for the re-socialization of the convict and
fundamental for their reintegration into society. However, the process for education to establish
itself in the prison system is complex and challenging, with several obstacles to be overcome,
such as the view of this right as a perk, the absence of a specific curriculum matrix that guides
what should be taught, the containment, by security measures, didactic resources to be used,
the emotional unpreparedness of the education professional to deal with this audience and the
lack of appropriate facilities. With regard to the teaching of Biology, new challenges overlap,
including the extension of the content proposed by curriculum guidelines and the complexity of
the scientific nomenclature of this area of knowledge. Thus, the use of teaching materials and
methods that suit the EJA carried out in prison units and that value the knowledge of the
detainees, based on their reality, are essential to achieve learning effectively. In this context,
problematization emerges as a methodological possibility because it does not happen as in the
traditional teaching system, through the simple transfer of knowledge, but with dialogical
production, between teachers and students, based on the valorization of knowledge coming
from situations experienced or simulated from professional practice. Thus, this work proposes,
based on the methodology of problematization, the development of a Guide to Studies in
Biology that addresses in an integrated and applied content of Biochemistry, Cytology,
Morphology and Human Physiology. This didactic resource, with these characteristics, was
created for application to students of the EJA modality deprived of freedom. It is also a resource
of easy acquisition and low cost of production that can be used in Biology classes. In its
conception, the Study Guide favors the construction of knowledge from problem-situations that
dialogue with the student's life, bringing to the scientific context their experiences and
meanings. We expect to contribute so that the learning of Biology in the EJA of the prison
system can actually fulfill its role, contributing to the emancipatory function of education in the
full exercise of citizenship and social conviviality. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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