Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sales, Jonas de Lima | - |
dc.contributor.author | Chagas, Ivanise dos Reis | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T12:34:02Z | - |
dc.date.available | 2021-02-25T12:34:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-28 | - |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Ivanise dos Reis. Formação continuada em dança na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 2020. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40134 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional em Artes, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação é resultado de pesquisa que buscou pautar, documental e
bibliograficamente, o conjunto de ações que contribuiu para o desenvolvimento e a
consolidação da formação continuada de cursos na área de Dança na Subsecretaria
de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da Secretaria de
Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para tal intento foi necessária a
averiguação histórica do desenvolvimento da formação continuada na área de
Dança para professores do quadro da SEEDF e dos debates sobre as ações
políticas públicas, a criação e a implementação de legislação pelos órgãos
governamentais responsáveis e instituições parceiras. Os cursos catalogados nos
anais da EAPE ministrados pela pesquisadora e por outros formadores resultaram
em interlocuções dos sujeitos envolvidos nesse processo e aplicação de projetos
interventivos nas escolas públicas que foram registrados em atas documentais e
auxiliaram na análise de dados desta dissertação. Os tópicos que a pesquisa se
propôs a analisar ressaltam a importância da constante elaboração e execução de
propostas de cursos, em consonância com os documentos que foram elaborados
nesse percurso, contribuindo para o fortalecimento de ações de formação nessa
esfera, e para o fazer pedagógico de professores cursistas, dando-lhes subsídios e
contribuindo para a consolidação do ensino e aprendizagem da Dança na Educação
Básica da SEEDF e para a constituição de uma escola pública referenciada na
qualidade social. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação continuada em dança na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança - ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This present dissertation is the result of research that sought to inform, documentally
and bibliographically, the set of actions that contributed to the development and
consolidation of continuing education in dance in the Subsecretariat for Continuing
Education of Education Professionals (EAPE) of the Secretariat of Education of the
Federal District (SEEDF). For this purpose, it was necessary to do a historical
investigation of the development of continuing education in the area of dance for
teachers in the SEEDF and the debates on public policy actions, the creation and
implementation of legislation by the responsible government agencies and the
partner institutions. The courses cataloged in the annals of the EAPE llby the
researcher and other trainers resulted in interlocutions of the subjects involved in this
process and the application of interventional projects in public schools that were
recorded in documentary minutes and helped in the analysis of data from this
dissertation. The topics that the research proposed to analyze emphasize the
importance of the constant elaboration and execution of course proposals, according
to the documents that were elaborated in this path, contributing to the strengthening
of training actions in this sphere, and to the pedagogical practice of course teachers,
giving them subsidies and contributing to the consolidation of the teaching and
learning of Dance in Basic Education of SEEDF and to the constitution of a public
school referenced in social quality. | pt_BR |
dc.contributor.email | vana.eape@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|