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Título: Extravagâncias : a viagem como modo de produção na arte
Autor(es): Sobral, Raísa Curty Carvalheira
Orientador(es): Nóbrega, Christus Menezes da
Assunto: Viagens
Arte contemporânea
Experiências vivenciais
Hospitalidade
Data de publicação: 19-Fev-2021
Referência: SOBRAL, Raísa Curty Carvalheira. Extravagâncias: a viagem como modo de produção na arte. 2020. 207 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta pesquisa é uma reflexão acerca de uma série de viagens realizadas enquanto procedimentos poéticos que se apresentam como espaço de formação e atuação artística. As viagens são concebidas a partir da necessidade de promover formas alternativas de se relacionar com o mundo e da tentativa de dizê-lo via a experimentação de linguagens possíveis a uma viajante. Organizo aqui uma série de registros e reflexões sobre os trajetos nos quais me lanço: Residência Artística Móvel (2015/2016), Alvorada Nordestina (2017), Contar os Passos, Catar os Ossos (2017), Território dos Outros (2018) e P’utuqsi (2019). As viagens acontecem de bicicleta, de carona, a pé e de ônibus; elas duram de 5 dias à um ano e meio e percorrem o litoral nordestino, o cariri paraibano, a rodovia BR060 em Goiás além das cidades bolivianas de La Paz e Potosí. Vou às vezes em dupla, às vezes solitária e às vezes em bando. O conjunto diversificado de viagens narram uma trajetória marcada por acontecimentos extraordinários em contextos vagantes, apelidados extravagâncias.
Abstract: This research is a reflection on a series of trips. They were taken as a poetic gesture that are both art and education. Traveling is thought through as a way to promote alternative ways of relating to the world and to attempt at an experimentation of possible languages ​opened to a traveler. Here, I organize a series of records and reflections on the paths I have thrown myself into: Mobile Artistic Residency (2015/2016), Alvorada Nordestina (2017), Counting the Steps, Picking Up Bones (2017), Territory of Others (2018) and P'utuqsi (2019). The trips happen by bicycle, or hitchhiking, or on foot or by bus; they last from five days to a year and a half and cover the northeastern coast of Brazil, the cariri of Paraíba, the BR060 highway in Goiás and the Bolivian cities of La Paz and Potosí. I venture in them sometimes in pairs, sometimes on my own and sometimes in groups. The diverse set of itineraries narrates a trajectory marked by extraordinary events in vagant contexts, called extravagances.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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