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dc.contributor.authorMoraes, Ailton Cabral-
dc.contributor.authorValle, Ivan Manoel Rezende do-
dc.date.accessioned2021-02-12T19:01:20Z-
dc.date.available2021-02-12T19:01:20Z-
dc.date.issued2020-05-28-
dc.identifier.citationMORAES, Ailton Cabral; VALLE, Ivan Manoel Rezende do. Análise sobre o ensino de estruturas em madeira nas escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil . Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 26, p. 82-95, 28 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.06. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/29537. Acesso em: 12 fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40069-
dc.description.abstractO objetivo do presente artigo, consiste na realização de um levantamento (quantitativo e qualitativo) onde foram verificados a ocorrência, a carga horária e o conteúdo programático da disciplina de Estruturas em Madeira, ou Sistemas Estruturais em Madeira, nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, com o intuito de se obter uma percepção atual e real sobre o ensino da disciplina. Este artigo toma por base, uma investigação em andamento na Tese de Doutorado do Arquiteto Ailton Cabral Moraes, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB), sob a orientação do Professor Dr. Ivan Manoel Rezende do Valle. O levantamento dos dados foi realizado a partir da análise “on-line” dos Projetos Pedagógicos, Ementas e Matrizes Curriculares das 466 Escolas de Arquitetura e Urbanismo regulares no país, listadas pela ABEA - (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura). Os valores encontrados são surpreendentes e traduzem de forma clara um dos principais motivos da desvalorização e da baixa utilização da madeira no Brasil: a falta de conhecimento do material pelos arquitetos brasileiros, fruto de um ensino insuficiente e muitas vezes inexistente.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise sobre o ensino de estruturas em madeira nas escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the teaching of wooden structures in Architecture and Urbanism schools in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeAnálisis de la enseñanza de estructuras de madera en escuelas de Arquitectura y Urbanismo en Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordArquitetura - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMadeira - estruturaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas de arquiteturapt_BR
dc.rights.license(CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.06pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this article is to carry out a survey (quantitative and qualitative) to verify the occurrence, workload and program content of the discipline of Structures in Madeira, or Structural Systems in Madeira, in the Schools of Architecture and Urbanism of the Brazil, in order to obtain a current and real perception about the teaching of the discipline.This article is based on an ongoing investigation in the Doctoral Thesis of Architect Ailton Cabral Moraes, in the Graduate Program of theFaculty of Architecture and Urbanism of the University of Brasília (PPG-FAU / UnB), under the guidance of Professor Dr Ivan Manoel Rezende do Valle.The survey of the data was carried out from the “on-line” analysis of the Pedagogical Projects, Menus and Curriculum Matrices of the 466 regular Schools of Architecture and Urbanism in the country, listed by ABEA -(Brazilian Association of Teaching Architecture).The values found are surprising and clearly reflect one of the main reasons for the devaluationand low use of wood in Brazil: the lack of knowledge of the material by Brazilian architects, the result of insufficient and often inexistent education.pt_BR
dc.description.abstract2El objetivo de este artículo esllevar a cabo una encuesta (cuantitativa y cualitativa) donde la ocurrencia, la carga de trabajo y el contenido programático de la disciplina de Estructuras en Madera, o Sistemas Estructurales en Madera, en las Escuelas de Arquitectura y Urbanismo de la Brasil, para obtener una percepción actual y real sobre la enseñanza de la disciplina.Este artículo se basa en una investigación en curso en la Tesis Doctoral del Arquitecto Ailton Cabral Moraes, en el Programa de Posgrado de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad de Brasilia (PPG-FAU / UnB), bajo la guía del Profesor Dr. Ivan Manoel Rezende do Valle.La encuesta de datos se realizó con base en el análisis "on-lien" de los proyectos pedagógicos, menús y matrices curriculares de las 466 escuelas regulares de arquitectura y urbanismo en el país, enumerados por ABEA -(Asociación Brasileña de Arquitectura de la Enseñanza).Los valores encontrados son sorprendentes y reflejan claramente una de las principales razones de la devaluación y el bajo uso de la madera en Brasil: la falta de conocimiento del material por parte de los arquitectos brasileños, el resultado de una educación insuficiente y a menudo inexistente.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5077-8185pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6240-4284pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)pt_BR
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