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Título: Uma estratégia de ensino para estimular o uso de múltiplas linguagens arquitetônicas em resposta a tecnologias digitais emergentes
Outros títulos: A teaching strategy for instilling the use of multiple architectural languages ​​in response to emerging digital technologies
Una estrategia de enseñanza para fomentar el uso de múltiples lenguajes arquitectónicos en respuesta a las tecnologías digitales emergentes
Autor(es): Silva, Neander Furtado
Silva, Lilian Maciel
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8531-2852
https://orcid.org/0000-0001-8138-7478
Assunto: Arquitetura - estudo e ensino
Linguagens arquitetônicas
Projeto arquitetônico
Data de publicação: 28-Mai-2020
Editora: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília
Referência: SILVA, Neander Furtado; SILVA, Lilian Maciel Furtado. Uma estratégia de ensino para estimular o uso de múltiplas linguagens arquitetônicas em resposta a tecnologias digitais emergentes. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 26, p. 185-204, 28 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.13.
Resumo: As novas tecnologias de projeto e de fabricação digitais têm tido um impacto reduzido na produção de uma arquitetura menos repetitiva e que explore as novas fronteiras de linguagens arquitetônicas proporcionadas por esses recursos. O ensino de arquitetura desempenha um papel significativo na reprodução deste problema. Relata-se aqui uma estratégia inovadora e única de ensino que vem sendo implementada, avaliada e aperfeiçoada há aproximadamente uma década. A ênfase desta estratégia consiste na inclusão de requisitos de linguagem arquitetônica nos programas de necessidade apresentados em um certo ateliê de projeto. Foi feita uma releitura objetiva e comparativa de dois grupos de projetos obtidos em atividades desenvolvidas em sala de aula. Após vários anos de ensino nessas premissas, os resultados são promissores.
Abstract: New digital design and manufacturing technologies have had little impact on the production of a less repetitive architecture that exploits the new frontiers of architectural languages provided by these resources. Architecture education plays a significant role in reproducing this problem. Here we report an innovative and unique teaching strategy that has been implemented, evaluated and improved for over a decade. The emphasis of this strategy is the inclusion of architectural language requirements in the design brief presented in a certain design studio. An objective and comparative rereading of two groupsof design projects obtained in activities developed in the classroom. After several years of teaching on these premises, the results are promising.
Resumen: El nuevo diseñodigital y las tecnologías de fabricación han tenido poco impacto en la producción de una arquitectura menos repetitiva que explota las nuevas fronteras de los lenguajes arquitectónicos proporcionados por estos recursos. La educación en arquitectura juega un papel importante en la reproducción de este problema. Aquí presentamos una estrategia de enseñanza innovadora y única que se ha implementado, evaluado y mejorado durante aproximadamente una década. El énfasis de esta estrategia es la inclusión de requisitos de lenguaje arquitectónico en los programas de necesidad presentados en cierto estudio de diseño. Se realizó una relectura objetiva y comparativa de dos grupos de proyectos en actividades desarrolladas en el aula. Después de varios años de enseñanzaen estas premisas, los resultados son prometedores.Palabras clave:Cliente; lenguajes arquitectónicos; diseño y fabricación digitales.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)
Licença: (CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License.
DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.13
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