Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Luiz Carlos | - |
dc.contributor.author | Lins, Jose Elmano Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-12T17:27:14Z | - |
dc.date.available | 2021-02-12T17:27:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-12 | - |
dc.date.submitted | 2003-06-13 | - |
dc.identifier.citation | LINS, José Elmano Tavares. Utilização das informações de custos na definição de preços e mix de produtos: Um estudo de caso em uma empresa têxtil do nordeste brasileiro. 2003. 279 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, Recife, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40064 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003. | pt_BR |
dc.description.abstract | A adequada formação do preço de venda, que é uma atividade complexa, contribui para a
sobrevivência das empresas. No entanto, as empresas de um modo geral e as indústrias têxteis em
particular, enfrentam este problema de forma diferenciada. Enquanto de um lado há empresas desse
ramo de atividade com profissionais qualificados, sistemas de gestão totalmente integrados, do outro
há um conjunto de empresas que, de um modo geral, pelas limitações financeiras ou decisão de sua
administração, não dispõem de tais recursos. Diante desse problema, formulou-se a seguinte questão
de pesquisa: Como as informações de custos podem ajudar os gestores de uma indústria têxtil na
definição de preços e mix de produtos? Para responder a essa questão, inicialmente buscou-se, na
literatura, modelos de decisão para definir preço de venda e mix de produtos, utilizando informações
de custos. Esta pesquisa bibliográfica aborda tópicos sobre o estudo de caso na pesquisa científica, a
cadeia têxtil, custos e preço de venda. Em continuidade, para responder ao problema de pesquisa, foi
conduzido um estudo de caso em uma empresa têxtil. O propósito deste estudo de caso era obter um
conhecimento mais detalhado do processo de formação de preços, a partir de informações geradas
pelo sistema de custos. A pesquisa bibliográfica mostrou que os custos têm um importante papel no
processo decisório de preços e mix de produtos, mesmo sendo o mercado o maior responsável pela
definição dos preços; o estudo de caso também mostrou que a Empresa fixa seus preços com base
nos custos, e utiliza os preços de mercado como referencial na definição final desses preços. A
utilização de informações de custos no processo decisório de formação de preços e mix possibilita a
análise de rentabilidade dos produtos e clientes; a definição do mix de produção e vendas que otimiza
o resultado; as decisões sobre pisos de preços; a fixação da política de descontos da empresa; a
seleção de produtos e clientes mais lucrativos, entre outros. No entanto, para fixar preços com base
nos custos, há limitações que não deveriam ser ignoradas pelas empresas, tais como: as suas
estratégias na definição dos preços; as atividades dos concorrentes; as mutantes condições do
mercado e as percepções de valor do cliente. Além disso, há o risco de os gestores considerarem o
valor calculado com base nos custos - quando a empresa utiliza o Custeio por Absorção - como
sendo o custo unitário exato do produto e tomarem decisões com base exclusivamente nesse valor. O
estudo também mostrou a importância dos conceitos de custo de oportunidade, de custos
irrecuperáveis e do custeio por atividades, nas decisões de preços e mix de produtos. No entanto,
com base no estudo de caso, esses conceitos não são utilizados pela Empresa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Utilização das informações de custos na definição de preços e mix de produtos : um estudo de caso em uma empresa têxtil do nordeste brasileiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria têxtil - desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contabilidade de custos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Custos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil - nordeste | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The appropriate definition of the sales price, which is a complex activity, increases the survival
chances of companies. However, companies in general, and textiles in particular, face this problem in
different ways. While there is a group of textile companies with skilled staff and advanced and well
integrated management systems, there are another group of companies with less managerial
resources. Facing this problem, the following research question was formulated: How can cost
information help managers of textile companies in the definition of sales price and mix of products?
Two researches were conducted to answer this question. First, the literature was reviewed in search of
(sales) pricing models as well as product mix definition models. The search focused on models based
on costs information. The literature review also covered issues related to case study, textile supply
chain, costs and sale price. Second, to answer to the research question, a case study was performed
in a centenary textile company. The main purpose of the case study was to obtain a more detailed
knowledge of the cost-based pricing process. The literature review revealed that cost information is
relevant in pricing, even though the market, at the end, sets the price. The case study confirm these
findings and revealed that the company sets its prices based on cost information, using the market
prices as a reference, only when these prices are lower. Among others, the usage of cost information
in pricing and product mix decision helps the following analysis/decisions: profitability analysis of
products and customers; definition of product mix that optimizes the financial result; decisions on
prices floor; definition of discount policy; knowledge about profitable products and customers. However
there are limitations on the usage of cost information to define sales price. Among others the
followings should not be ignored: the strategic aspects of price definition; the actions and reactions of
competitors; the changing conditions of the market and the customer perception of product value. In
addition, there is the risk of managers consider the cost of product as being the “exact product cost”
and make decisions exclusively based on it. This is especially true when the cost is based on
absorption costing system. The study also showed the importance of the notion of opportunity cost
and sunk costs and activity-based costing in pricing decisions and to define the products mix.
Nevertheless, those concepts are not used by the company investigated in the case study. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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