Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40047
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_ArturCabralReis.pdf28,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVenturelli, Suzete-
dc.contributor.authorReis, Artur Cabral-
dc.date.accessioned2021-02-09T02:40:52Z-
dc.date.available2021-02-09T02:40:52Z-
dc.date.issued2021-02-08-
dc.date.submitted2020-10-16-
dc.identifier.citationReis, Artur Cabral. <4RT3_NATUREZA>. 2020. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40047-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO projeto prático-teórico busca entender como sistemas artificiais computacionais hibridizados com vida orgânica contribuem para a criação de novas possibilidades estéticas no contexto da arte computacional. Mediante uma abordagem transdisciplinar entre Arte Computacional, Design e Ciência biológica, empregamos a metodologia baseada em serendipity para o desenvolvimento de obras artísticas. Essa metodologia designa a importância do acaso nas invenções e descobertas científicas, tecnológicas e poéticas. A presente dissertação divide-se em três seções. A primeira seção, “Arte e Natureza: alteridade da obra (contrastes, distinção e diferença)”, apresenta um breve histórico da relação entre arte e natureza. A segunda seção intitulada “Ecologia Híbrida: zona de integração de método criativo sensível”, explora conceitos fundamentais sobre redes e arte computacional que perpassam a minha poética como artista, embasados principalmente nos pensamentos de Suzete Venturelli. A terceira seção, denominada “Metacriações Artísticas”, discorre sobre a criação de dispositivos computacionais em interface com vidas orgânicas como metacriações, a partir da perspectiva de Mitchell Whitelaw, e revela os conceitos que inspiram a concepção das obras de arte computacional aqui apresentadas. Nesse sentido, este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de obras artísticas que envolvem algoritmos evolutivos e sistemas de vidas artificiais em interface com a vida orgânica, bem como a sincronia na relação da prática artística, experimentações e reflexões teóricas acerca da vida orgânica e computacional, buscando envolver a arte na relação entre organismos naturais e artificiais em favor de uma coexistência entre o artificial e o natural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title<4RT3_NATUREZA>pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte computacionalpt_BR
dc.subject.keywordAlgoritmos evolutivospt_BR
dc.subject.keywordCiência biológicapt_BR
dc.subject.keywordEcologia híbridapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Arte computacional; Algoritmos evolutivos; Natureza-tecnologia; Ecologia híbrida Abstract: This practical-theoretical project seeks to understand how artificial computer systems hybridized with organic life contribute to the creation of new aesthetic possibilities in the context of computational art. Through a transdisciplinary approach involving Computational Art, Design and Biological Science, the serendipity-based methodology is used in this art work development process. This methodology designates the importance of chance in scientific, technological and poetic inventions and discoveries. This dissertation is divided into three sections, the first section, “Art and Nature: Otherness of the Work (Contrasts, Distinction and Difference)”, presents a brief history of the relationship between art and nature. In the second section, entitled “Hybrid Ecology: Sensitive Creative Method Integration Zone”, I explore fundamental concepts about networks and computational art that permeate my poetics as an artist, based mainly on the thoughts of Suzete Venturelli. The third section, entitled "Metacreations in the Creative Process," discusses the creation of computational devices that interface with organic lives as metacreations, from Mitchell Whitelaw's perspective, and reveals concepts that inspire the conception of computational works of art herein presented. In this regard, this work presents the process of development of artistic works involving evolutionary algorithms and artificial life systems in interface with organic life, as well as the synchrony in the relation of artistic practice, experiments and theoretical reflections about organic and computational life, seeking to involve art in the relationship between natural and artificial organisms in favor of the coexistence of the artificial and the natural.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.