Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Venturelli, Suzete | - |
dc.contributor.author | Reis, Artur Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T02:40:52Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09T02:40:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-16 | - |
dc.identifier.citation | Reis, Artur Cabral. <4RT3_NATUREZA>. 2020. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40047 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O projeto prático-teórico busca entender como sistemas artificiais computacionais
hibridizados com vida orgânica contribuem para a criação de novas possibilidades estéticas no
contexto da arte computacional. Mediante uma abordagem transdisciplinar entre Arte Computacional,
Design e Ciência biológica, empregamos a metodologia baseada em serendipity para o
desenvolvimento de obras artísticas. Essa metodologia designa a importância do acaso nas
invenções e descobertas científicas, tecnológicas e poéticas. A presente dissertação divide-se em
três seções. A primeira seção, “Arte e Natureza: alteridade da obra (contrastes, distinção e
diferença)”, apresenta um breve histórico da relação entre arte e natureza. A segunda seção intitulada
“Ecologia Híbrida: zona de integração de método criativo sensível”, explora conceitos fundamentais
sobre redes e arte computacional que perpassam a minha poética como artista, embasados
principalmente nos pensamentos de Suzete Venturelli. A terceira seção, denominada “Metacriações
Artísticas”, discorre sobre a criação de dispositivos computacionais em interface com vidas orgânicas
como metacriações, a partir da perspectiva de Mitchell Whitelaw, e revela os conceitos que
inspiram a concepção das obras de arte computacional aqui apresentadas. Nesse sentido, este
trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de obras artísticas que envolvem algoritmos
evolutivos e sistemas de vidas artificiais em interface com a vida orgânica, bem como a sincronia na
relação da prática artística, experimentações e reflexões teóricas acerca da vida orgânica e
computacional, buscando envolver a arte na relação entre organismos naturais e artificiais em favor
de uma coexistência entre o artificial e o natural. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | <4RT3_NATUREZA> | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte computacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Algoritmos evolutivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência biológica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia híbrida | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Arte computacional; Algoritmos evolutivos; Natureza-tecnologia; Ecologia híbrida
Abstract: This practical-theoretical project seeks to understand how artificial computer systems
hybridized with organic life contribute to the creation of new aesthetic possibilities in the context of
computational art. Through a transdisciplinary approach involving Computational Art, Design and
Biological Science, the serendipity-based methodology is used in this art work development process.
This methodology designates the importance of chance in scientific, technological and poetic
inventions and discoveries. This dissertation is divided into three sections, the first section, “Art and
Nature: Otherness of the Work (Contrasts, Distinction and Difference)”, presents a brief history of the
relationship between art and nature. In the second section, entitled “Hybrid Ecology: Sensitive
Creative Method Integration Zone”, I explore fundamental concepts about networks and computational
art that permeate my poetics as an artist, based mainly on the thoughts of Suzete Venturelli. The third
section, entitled "Metacreations in the Creative Process," discusses the creation of computational
devices that interface with organic lives as metacreations, from Mitchell Whitelaw's perspective, and
reveals concepts that inspire the conception of computational works of art herein presented. In this
regard, this work presents the process of development of artistic works involving evolutionary
algorithms and artificial life systems in interface with organic life, as well as the synchrony in the
relation of artistic practice, experiments and theoretical reflections about organic and computational
life, seeking to involve art in the relationship between natural and artificial organisms in favor of the
coexistence of the artificial and the natural. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|