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Título: Fundamentos epistemológicos e políticos da inovação na educação e formação de professores
Autor(es): Santos, Priscila Bastos Braga dos
E-mail do autor: priscilabbragast@gmail.com
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Inovações educacionais
Professores - formação
Epistemologia
Data de publicação: 8-Fev-2021
Referência: SANTOS, Priscila Bastos Braga dos. Fundamentos epistemológicos e políticos da inovação na educação e formação de professores. 2020. 191 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho dissertativo tem como eixo central a formação de professores analisada por meio do objeto inovação. Nessa perspectiva, foram tomadas pesquisas científicas e diretrizes políticas que balizam a inovação na educação, conjecturando uma agenda com impacto no campo da formação de professores. Partimos da compreensão da práxis como fundamentação para as ações teórico-pedagógicas, e, portanto, como via para a ruptura paradigmática da formação e das finalidades educativas no modelo capitalista. A pesquisa norteia-se pela seguinte problemática: Quais são os fundamentos epistemológicos e políticos da inovação na educação e formação de professores? O objetivo geral é identificar e analisar os fundamentos epistemológicos e políticos da inovação na educação e na formação de professores, compreendendo o seu movimento por meio das produções teóricas e dos relatórios das Organizações Multilaterais (OM). Para este trabalho, elegemos os documentos vinculados à Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), construídos pelo Centro de Pesquisa de Inovação Educacional (CERI). Estabelecemos como base epistemológica o Materialismo Histórico-Dialético, tomando a inovação como produto material dos fenômenos constituídos por múltiplas determinações na estrutura político-econômica. Para o desvelamento da realidade concreta, tomamos os pares dialéticos: aparência e essência; conteúdo e forma; abstrato e concreto. A pesquisa foi efetivada em três etapas: A primeira se constitui pelo levantamento bibliográfico com a realização do estado do conhecimento e identifica nas produções teóricas as diferentes concepções da inovação na educação e formação de professores; A segunda, na análise das produções bibliográficas que apresentam as formas e os movimentos da inovação na educação; E, por fim, a terceira, que elabora o levantamento e análise documental dos relatórios emitidos pelo CERI, buscando o movimento entre as produções teóricas e as diretrizes da organização para desvelar os fundamentos da inovação no campo. Como resultado da análise foi possível identificar três categorias que emergiram do exercício de desvelamento dos fenômenos: Sociedade do Conhecimento; Inovação Pedagógica e Conceito de Inovação. As categorias identificadas nos documentos do CERI ancoram-se na concepção filosófica humanista moderna constituindo princípios de inovação na educação, os quais conformam a epistemologia da prática que se estrutura em um modelo formativo individual com vistas no desenvolvimento profissional por competências e habilidades. As inovações pedagógicas são reconhecidas por operarem de forma instrutiva, por meio das tecnologias, promovendo combinações metodológicas de nível incremental. Portanto, a política da inovação na educação e formação de professores funciona como instrumento de reestruturação social orientados pelo modelo de acumulação flexível do capital, sendo pautados pelos critérios de sistematização da educação internacional, visando à elevação da qualidade ligada a uma oferta básica de serviços para o aumento da produtividade e retorno financeiro.
Abstract: This dissertational work has as its central axis the teacher education analyzed through the object innovation. From this perspective, scientific research and political guidelines were taken that guide innovation in education, conjecturing an agenda with an impact on the field of teacher training. We start from the understanding of praxis as a foundation for theoretical-pedagogical actions, and therefore, as a way to break the paradigmatic formation and educational purposes in the capitalist model. The research is guided by the following problem: What are the epistemological and political foundations of innovation in teacher education and training? The general objective is to identify and analyze the epistemological and political foundations of innovation in teacher education and training understanding their movement through theoretical productions and the reports of Multilateral Organizations (OM). For this work, we have chosen the documents linked to Organization for Economic Co-operation and Development (OECD), constructed by the Centre for Educational Research and Innovation (CERI). We establish as an epistemological basis the Dialectical Historical Materialism taking innovation as a material product of phenomena consisting of multiple determinations in the political-economic structure. For the unveiling of concrete reality, we take the dialectical pairs: appearance and essence; content and form; abstract and concrete. The research was carried out in three stages: The first is constituted by the bibliographic survey with the realization of the state of knowledge and identifies in theoretical productions the different conceptions of innovation in teacher education and training; The second, in the analysis of the bibliographical productions that deal with the forms and movements of innovation in education; Finally, the third prepares the documentary survey and analysis of the reports issued by the CERI, seeking the movement between the theoretical productions and the guidelines of the organization to unveil the foundations of innovation in the field. As a result of the analysis, it was possible to identify three categories that emerged from the exercise of unveiling the phenomena: Knowledge Society; Pedagogical Innovation and Innovation Concept. The categories identified in the CERI documents focus on the modern humanist philosophical conception constituting principles of innovation in education, which form the epistemology of practice that is structured in an individual formative model with a view to professional development by skills and abilities. Pedagogical innovations are recognized for operating in an instructive manner, through technologies, promoting methodological combinations of incremental level. Therefore, innovation policy in teacher education and training functions as a tool for social restructuring driven by the flexible capital accumulation model, being guided by the criteria of systematization of international education aiming at increasing quality linked to a basic offer of services to increase productivity and financial return.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
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