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2009_EmersonDionisioGomesdeOliveira.pdf4,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorBrito, Eleonora Zicari Costa de-
dc.contributor.authorOliveira, Emerson Dionisio Gomes de-
dc.date.accessioned2010-03-17T15:19:26Z-
dc.date.available2010-03-17T15:19:26Z-
dc.date.issued2009-04-
dc.date.submitted2009-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. Memória e arte: a (in)visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileiros. 2009.326 f. Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasíla, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4001-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2009.en
dc.description.abstractA presente pesquisa pretendeu compreender como museus de arte contemporânea, vistos como instituições de memória, representam suas coleções - e por fim, algumas vezes, a si mesmos - no intuito de construir um projeto narrativo que ao mesmo tempo "constitua um passado" e corteje uma arte de hoje. O processo que compromete a visibilidade da arte sob a responsabilidade desses museus guarda algumas singularidades reveladoras, pois expõe um trânsito de representações institucionais e para-institucionais, as quais se movem para criar uma rede de comunicação entre os "sujeitos que vivem os museus". Na intenção de compreender como tais museus operam essas narrativas de suas memórias, por meio de suas coleções permanentes, depara-se com certas seleções, interpretações, celebrações e silêncios que voluntariamente ou não dão-nos pistas da complexidade gerencial que afeta os museus de arte contemporânea na atualidade. Para tanto foram analisados nove museus regionais brasileiros de arte fundados entre 1965 e 1995. A análise pautou-se por três elementos recorrentes na configuração dessas narrativas-de-si: os salões de arte; as exposições emblemas e os artistas-modelos. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research was undertaken to understand how contemporary art museums, seen as memory institutions, represent their collections – and finally, sometimes, they themselves – in the quest of constructing a narrative project that at the same time “constitutes a past ” and courts current art. The process, which compromises the visibility of art under the responsibility of these museums, reserves some revealing singularities, as it exposes a transition of institutional and para-institutional representations, which act to create a communication network between the “subjects who live the museums". When seeking to understand how such museums handle these narratives in their memories, through their permanent collections, one comes across certain selections, interpretations, celebrations and silences, which voluntarily or not give us clues about the managerial complexity that affects the current contemporary art museums. We therefore analyzed nine regional Brazilian art museums, founded between 1965 and 1995. Three recurring elements in the configuration of these self narratives were analyzed. The art exhibitions; the emblem exhibitions and the artists models.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMemória e arte : a (in)visibilidade dos acervos de museus de arte contemporânea brasileirosen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordMuseus de arteen
dc.subject.keywordAcesso à arteen
dc.subject.keywordMemória socialen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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