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Título: Desafios da educação e das tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia de Covid-19 : problematizando a transmissão de aulas assíncronas nos canais de televisão aberta e o uso da internet para fins didático-pedagógicos
Autor(es): Costa, Marcos Rogério Martins
Sousa, Jonilto Costa
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4627-9989
http://orcid.org/0000-0001-8656-2124
Assunto: Educação
Tecnologia da informação
Educação e Estado
Internet
Data de publicação: 27-Ago-2020
Editora: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Referência: COSTA, Marcos Rogério Martins; SOUSA, Jonilto Costa. Desafios da educação e das tecnologias de informação e comunicação durante a pandemia de Covid-19: problematizando a transmissão de aulas assíncronas nos canais de televisão aberta e o uso da internet para fins didático-pedagógicos. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 55-64, ago. 2020. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/904. Acesso em: 03 fev. 2021.
Resumo: Este estudo retoma os resultados da PNAD Contínua de 2018 (IBGE, 2019a; 2019b), abordando o tema das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e correlacionando o panorama nacional com o do Distrito Federal (DF). Os resultados foram explorados a fim de discutir duas medidas cogitadas para serem implementadas nas escolas brasileiras durante o período de pandemia, a saber: (1) a transmissão de aulas assíncronas por meio de canais de TV aberta; e (2) o uso da internet para fins didático-pedagógicos a partir das TIC. O artigo foi dividido em três tópicos: no primeiro, problematiza-se a primeira medida; no segundo, discute-se a viabilidade da segunda medida; no terceiro, discorre-se sobre as vantagens e as desvantagens das TIC no processo de ensino e aprendizagem na concepção de diversos estudiosos. Como metodologia, este artigo adota uma investigação científica de caráter exploratório e descritivo. Como resultado, o artigo compreende que a primeira medida não atende a todos os estudantes, uma vez que a parcela que não tem o aparelho de TV, embora seja diminuta, é aquela que possui menos condições eco-nômicas e é mais marginalizada. Sobre a segunda medida não se chega a uma conclusão absoluta, todavia entende-se que o uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem não depende apenas da abordagem didático-pedagógica aplicada pelos profissionais da educação, mas também das estruturas sociais, econô-micas e políticas subjacentes à própria condição de cada cidadão brasileiro.
Licença: Revista Com Censo - 8. Direitos Autorais Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação. Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; O conteúdo dos manuscritos é original e não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (ex: como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; Autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/normas. Acesso em: 03 fev. 2021.
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