Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Delano Moody Simões da | - |
dc.contributor.author | Cunha, Samuel Loubach da | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-26T16:07:43Z | - |
dc.date.available | 2021-01-26T16:07:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-26 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-21 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Samuel Loubach da. Ensino de Ciências e desenvolvimento moral: uma proposta de Ensino por investigação para a promoção da autonomia. 2020. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39967 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de Ciências deve ser mediado de forma que promova a autonomia dos/as estudantes e contribua para a construção de personalidades eticamente engajadas. Porém, como podemos trabalhar o desenvolvimento moral nos anos finais do Ensino Fundamental? Tal pergunta orientou este estudo, tendo em vista a dificuldade existente entre os/as docentes de saber como explorar e desenvolver a educação moral, para promover a autonomia dentro do ambiente escolar, inclusive durante as aulas de ciências. Considerando o exposto, esta pesquisa teve como objetivo propor um processo formativo, por meio do Ensino por Investigação, para licenciandos/as em Ciências Naturais visando à promoção de contextos educacionais que favoreçam o desenvolvimento da autonomia moral dos/as estudantes. A metodologia utilizada neste trabalho é de cunho qualitativo, por permitir compreender os significados atribuídos a um determinado contexto e/ou fenômeno. Escolhemos como delineamento de pesquisa a pesquisa- ação, pois essa modalidade de investigação nos possibilita, por ser interventiva, compreender as relações existentes entre a teoria e a prática. O estudo foi realizado com dez licenciandos/as do curso de Licenciatura em Ciências Naturais (LCN), que estavam cursando a disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Naturais 1 (ESECN1) e que concordaram em participar da pesquisa. Foram utilizadas como técnicas para a construção das informações, a observação participante e a entrevista episódica. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foram utilizados, como instrumentos: o diário de campo do pesquisador, cartas que foram escritas pelos/as licenciados/as e um roteiro de entrevista episódica. A construção dos dados ocorreu durante o processo formativo, que foi dividido em duas temáticas, a saber: Desenvolvimento Moral e Ensino por Investigação. Cada temática foi realizada em três encontros, totalizando seis. Entretanto, ao final, foi marcado um sétimo encontro com quatro estudantes, com o objetivo de avaliarem o processo formativo. Para a análise de dados foi realizada a análise temática dialógica que permitiu se chegar à sistematização de três grupos de significação, para cada uma das temáticas trabalhadas durante a formação, são eles: percepções iniciais, refletindo para avançar e os impactos da temática. Os resultados sugerem que o trabalhar sobre essas duas temáticas com os/as discentes demonstrou-se relevante, por compreenderem que o fomentar da autonomia dos/as educandos/as está diretamente ligado a dois fatores: a qualidade das relações que estabelecemos com eles/as e a abordagem de ensino que escolhemos utilizar na sala de aula. Além disso, as atividades do processo formativo parecem ter impactado os/as licenciandos/as de formas diferentes, entretanto a necessidade de conhecer e estudar sobre a autonomia e suas relações se mostrou relevante a todos/as, ampliando o horizonte deles/as em relação a suas práxis docente, como também, as percepções que eles/as tinham sobre sua identidade pessoal e profissional. Consideramos, assim, que é necessário haver processos de formação de professores/as, que valorizem a prática do diálogo respeitoso e do pensamento crítico-reflexivo, em busca de formar professores/as que saibam lidar com as relações interpessoais no contexto da sala de aula ao fomentar a autonomia dos/as educandos/as enquanto estimulam e favorecem o processo investigativo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino de Ciências e desenvolvimento moral : uma proposta de Ensino por investigação para a promoção da autonomia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento moral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de educadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Investigação científica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Science Teaching should be mediated in a way that promotes student autonomy and contributes
to the construction of ethical and moral personalities. However, how can we work moral
development in primary school in the final years? This question guided this study, in view of the
difficulty that exists among teachers in knowing how to explore and develop moral education, to
promote autonomy within the school environment, including during science classes. Considering
the above, this research aimed to propose a formative process, through Teaching by
Investigation, for undergraduate students in Natural Sciences aiming at the promotion of
educational contexts that favor the development of autonomy articulated to the moral
development of students. The methodology used in this work is of a qualitative nature, as it allows
us to understand the meanings attributed to a certain context or phenomenon. We chose action
research as the research design, because this type of investigation allows us, as it is
interventional, to understand the existing relationships between theory and practice. The study
was carried out with ten undergraduate students in the Natural Sciences Degree course (LCN),
who were taking the course of Practicum in Teaching Natural Sciences 1 (ESECN1) and who
agreed to participate in the research. It was used as techniques for the construction of the
information, the participant observation and the episodic interview. For the development of this
research, the following instruments were used: the researcher's field diary, letters that were
written by the undergraduate students and an episodic interview script. The construction of the
data took place during the formative process, in which it was divided into two themes, namely:
Moral Development and Teaching by Investigation. Each theme was held in three meetings,
totaling six. However, at the end, a seventh meeting was scheduled with four students, in order
to evaluate the formation process. For data analysis, a dialogical thematic analysis was carried
out, which allowed the systematization of three groups of meaning, for each one of the themes
worked on during the formation, they are: initial perceptions, reflecting to advance and the impacts
of the theme. The results suggest that working on these two themes with undergraduate students
has proved relevant, as they understand that fostering student’s autonomy is directly linked to two
factors: the quality of the relationships we establish with them and the teaching approach we
choose to use in the classroom. Furthermore, the activities of the formative process seem to have
impacted undergraduates students in different ways, however the need to know and study about
autonomy and its relationships proved relevant to everyone, thus expanding their horizon in
relation to their teaching praxis, as well, the perceptions they had about their personal and
professional identity. We consider, therefore, that it is necessary to have teacher training
processes that value the practice of respectful dialogue and critical-reflective thinking, in search
of training teachers who know how to deal with interpersonal relationships in the context of the
classroom by promoting the autonomy of students while stimulating and favoring the investigative
process. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|