Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3995
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_CinthyaCostaSantos.pdf913,04 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Rogério da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Cinthya Costa-
dc.date.accessioned2010-03-17T13:06:41Z-
dc.date.available2010-03-17T13:06:41Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.citationSANTOS, Cinthya Costa. A imagem, o rosto, a assinatura: escritores como personagens em romances de Ana Miranda. 2009. 157 f. Tese (Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3995-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.en
dc.description.abstractEste trabalho propõe-se a examinar a inserção de escritores consagrados como personagens em romances de Ana Miranda. A transformação de dados biográficos em material para a criação literária é estratégia que tem sido largamente utilizada nas últimas três décadas, mais precisamente do final da década de oitenta à atualidade. A tese central é que o deslocamento do escritor, enquanto entidade empírica e histórica, para o universo ficcional, configura uma tipologia literária com natureza, funcionamento e função próprios. Considerando que este fenômeno contemporâneo partilha de determinados atributos e formula modelos de elaboração similares, o objetivo primordial é, a partir da análise do caso brasileiro, estabelecer as diretrizes que caracterizam esta série literária e que a diferenciam dos demais sistemas significantes. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study intends to analyse Ana Miranda`s novels in which knowing writers acting as main characters. The use of biographical material for literary creation is a strategy that has been widely used in the last three decades, more precisely from the eighties to nowadays. The central thesis is that the displecement of the writer, as a historical and an empirical suject, into fictional universe setting up a literary typology with specific nature, operation and function. This contemporary phenomenon share certain attributes and similar types of texts. The main objective is analyse Brazilian case to characterize this literary tipology in contrast of others series and significant systems.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA imagem, o rosto, a assinatura : escritores como personagens em romances de Ana Mirandaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordMetaficçãoen
dc.subject.keywordLiteratura brasileira contemporâneaen
dc.subject.keywordLiteratura brasileira - crítica, interpretação, etcen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/3995/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.