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Título: Cultura organizacional e agência de princípios : narrativas de servidores públicos da Câmara dos Deputados
Outros títulos: Organizational culture and Principled Agency : narratives from the public servants of the Chamber of Deputies
Autor(es): Lima, Ana Marusia Pinheiro
Orientador(es): Abers, Rebecca Neaera
Assunto: Serviço público
Cultura organizacional
Câmara dos Deputados - Brasil
Identidade coletiva
Data de publicação: 25-Jan-2021
Referência: LIMA, Ana Marusia Pinheiro. Cultura organizacional e agência de princípios: narrativas de servidores públicos da Câmara dos Deputados. 2020. 387 f., il. Tese (Doutorado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho procura analisar o impacto da cultura organizacional de um órgão público no modo de perceber, sentir e agir dos seus servidores, em relação a “fazerem a diferença” por meio de soluções de impacto coletivo. O lócus da pesquisa é a Câmara dos Deputados, órgão do Poder Legislativo, cujas regras e recursos disponíveis (estrutura), em distintas dimensões temporais, dão ao engajamento (agência) dos atores um contorno diferenciado. A comparação de quatro setores evidencia a complexidade da Casa, em subculturas e diferentes problemas a resolver. Para a Consultoria Legislativa, viabilizar a política tecnicamente; para a Secretaria de Comunicação Social, balancear o lado do emissor (organização e deputados) com o do receptor (públicos); para a Secretaria de Controle Interno, controlar e estimular os gestores, ao mesmo tempo em que é controlada; para a Diretoria Geral, gerir um orçamento bilionário com recursos cada vez mais escassos. O marco conceitual da análise tem o suporte das teorias do pragmatismo, do interacionismo simbólico, da sociologia relacional e da psicologia social. Por ele e pelos artefatos culturais do mundo social pesquisado (entrevistas, documentos e observação participante, com foco nas narrativas), conclui-se que, a despeito (ou por causa) das dissonâncias estruturais e individuais, das quebras de expectativa e rupturas, e de forma independente das relações principal-agente, alguns atores se engajam em torno de dois aspectos culturais construídos na interação dentro da organização: a identidade coletiva do “servidor da Câmara” e uma ideia central, propagada pelos seus líderes desde 1960: a importância do convívio dos diferentes e da inovação, ou seja, a própria democracia em permanente construção como a “coisa certa” a fazer. São “agentes de princípios”, bem distintos dos burocratas inertes ou egocêntricos da teoria principal-agente, dos críticos do serviço público e da “não-identidade” da qual buscam se desvencilhar.
Abstract: This work aims to analyze the impact of the organizational culture of a public institution on how its workers perceive, feel and act as they find solutions with collective impact in the effort to “make a difference”. The research focuses on the Brazilian Chamber of Deputies, an agency of the Legislative Branch, whose available rules and resources (structure) affect worker’s engagement (agency) differently at different times. The comparison of four sectors demonstrates the complexity of this government agency and of its different subcultures and problems to be solved. For the Legislative Advisory, the problem is how to make politics technically feasible; for the Secretariat of Social Communication, it has to do with the balance between the institution and its deputies on the one hand and the public, on the other; for the Secretariat of Internal Control, the control and encouragement of the managers is in tension with efforts to control the controllers; for the Central Administration, the problem is managing a billion real budget with increasingly scarce resources. The conceptual framework of the analysis is based on the pragmatism, symbolic interactionism, relational sociology, and social psychology. These theories, combined with the cultural artifacts from the social world under study (interviews, documents, and participant observation, focusing on narratives), lead to the conclusion that, despite (or because of) the structural and individual dissonances, despite broken expectations and disruptions, and despite principal-agent relations, some actors engaged themselves in two forms of cultural construction through interaction within the organization. First, they work to building the collective identity of “the Chamber public servant”. Second, they defend a central idea, perpetuated by the agency’s leaders since 1960: the importance of tolerating diversity and of innovation, that is, of permanently constructing democracy itself as the “right thing” to do. These public servants are “principled agents”, quite different from the inert or egocentric bureaucrats described by the principal-agent theory and by those who criticize public service, seen as a “non- identity”.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciência Política (IPOL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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