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2020_BruceLorranCarvalhoMartinsdeSousa.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Delano Moody Simões da-
dc.contributor.authorSousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de-
dc.date.accessioned2021-01-12T10:52:52Z-
dc.date.available2021-01-12T10:52:52Z-
dc.date.issued2021-01-12-
dc.date.submitted2020-08-28-
dc.identifier.citationSOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de. A Mochila Sensorial de Ciências: o uso de recursos didáticos adaptados e/ ou adequados no Ensino de Ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2020. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39878-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO indivíduo com transtorno do espectro autista (TEA) apresenta comprometimento comportamental, cognitivo, motor e sensorial. Salienta-se que a heterogeneidade de manifestações autista corrobora com a nomenclatura de espectro autista e, segundo a lei 12764/2012, tal indivíduo é considerado como pessoa com deficiência e deve ter acesso preferencialmente em escolas regulares numa perspectiva inclusiva. A inclusão escolar possibilita aprendizagens mais significativas, em especial fundamentada na teoria da compensação, contudo observa-se uma escassa produção acadêmica relacionada ao Ensino de Ciências para alunos/as com espectro autista, privando o estímulo do letramento científico dos/as mesmos/as, além de reduzirem as possibilidades dos recursos didáticos reduzirem a abstração do saber científico. Desta maneira, este trabalho objetiva propor um recurso didático, a Mochila sensorial em Ciências”, para estudantes com TEA a fim de estimular o letramento científico. A metodologia foi qualitativa com utilização de narrativas, assim centralizando nossa intervenção nas falas dos/as professores da sala de recursos generalista em uma escola regular inclusiva. Para construção das informações serão utilizadas a entrevista narrativa episódica e a entrevista narrativa mediada. O diário de campo será o instrumento de pesquisa e as informações sofreram análise de conteúdo por análise categorial. Os resultados denotaram que todo/a aluno/a com TEA consegue aprender, inclusive os saberes científicos, mas necessita de estratégias alternativas, como a utilização de recursos didáticos concretos adaptados/adequados A reformulação de cursos de formação é urgente para a promoção de um contexto inclusivo para educandos/as com TEA, assim deve-se considerar as narrativas docentes daqueles/as que trabalham com o/a aluno/a com TEA na formulação dessa capacitação docente. A escassez de intervenções que relacionem o Ensino de Ciências com a perspectiva autista pode ser observada na baixa produção de recursos adaptados/adequados para alunos/as com espectro autista, logo é necessária uma reflexão docente quanto as aprendizagens dos/as mesmos/as. Ressalta a integração das perspectivas do TEA, do trabalho pedagógico, da formação docente e dos recursos didáticos no Ensino de Ciências, visto que o processo de ensino e aprendizagem deste/a educando/a deve pontuar essas conexões a fim de promover um contexto educacional inclusivo, integral e emancipatório.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Mochila Sensorial de Ciências : o uso de recursos didáticos adaptados e/ ou adequados no Ensino de Ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordLetramento científicopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The individual with autistic spectrum disorder (ASD) presents behavioral, cognitive, motor and sensory impairment. It should be noted that the heterogeneity of autistic manifestations corroborates with the nomenclature of the autistic spectrum and, according to law 12764/2012, such an individual is considered as a person with disability and should preferably have access in regular schools from an inclusive perspective. School inclusion enables more significant learning, especially based on the theory of compensation, but there is little academic production related to science teaching for students with an autistic spectrum, depriving them of the stimulus of scientific literacy, in addition to reducing the possibilities of teaching resources to reduce the abstraction of scientific knowledge. Thus, this work aims to propose a teaching resource, the Sensory Backpack in Sciences," for students with ASD in order to stimulate scientific literacy.The methodology was qualitative with the use of narratives, thus centralizing our intervention in the speeches of teachers in the generalist resource room in an inclusive regular school. For the construction of the information the episodic narrative interview and the mediated narrative interview will be used. The field journal will be the research instrument and the information was analyzed by categorical analysis. The results showed that every student with ASD can learn, including scientific knowledge, but needs alternative strategies, such as the use of concrete teaching resources adapted/adequate. The reformulation of training courses is urgently needed to promote an inclusive context for students with ASD, so the teaching narratives of those who work with the student with ASD should be considered in the formulation of this training. The scarcity of interventions that relate Science Teaching to the autistic perspective can be observed in the low production of adapted/adequate resources for students with an autistic spectrum, so there is a need for teaching reflection on their learning. The integration of ASD perspectives, pedagogical work, teacher training, and didactic resources in Science Teaching stands out, since the teaching and learning process of the student must punctuate these connections in order to promote an inclusive, integral, and emancipatory educational context.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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