Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Delano Moody Simões da | - |
dc.contributor.author | Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-12T10:52:52Z | - |
dc.date.available | 2021-01-12T10:52:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-28 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de. A Mochila Sensorial de Ciências: o uso de recursos didáticos adaptados e/ ou adequados no Ensino de Ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2020. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39878 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O indivíduo com transtorno do espectro autista (TEA) apresenta comprometimento
comportamental, cognitivo, motor e sensorial. Salienta-se que a heterogeneidade de manifestações
autista corrobora com a nomenclatura de espectro autista e, segundo a lei 12764/2012, tal indivíduo é
considerado como pessoa com deficiência e deve ter acesso preferencialmente em escolas regulares
numa perspectiva inclusiva. A inclusão escolar possibilita aprendizagens mais significativas, em
especial fundamentada na teoria da compensação, contudo observa-se uma escassa produção
acadêmica relacionada ao Ensino de Ciências para alunos/as com espectro autista, privando o
estímulo do letramento científico dos/as mesmos/as, além de reduzirem as possibilidades dos
recursos didáticos reduzirem a abstração do saber científico. Desta maneira, este trabalho objetiva
propor um recurso didático, a Mochila sensorial em Ciências”, para estudantes com TEA a fim de
estimular o letramento científico. A metodologia foi qualitativa com utilização de narrativas, assim
centralizando nossa intervenção nas falas dos/as professores da sala de recursos generalista em
uma escola regular inclusiva. Para construção das informações serão utilizadas a entrevista narrativa
episódica e a entrevista narrativa mediada. O diário de campo será o instrumento de pesquisa e as
informações sofreram análise de conteúdo por análise categorial. Os resultados denotaram que
todo/a aluno/a com TEA consegue aprender, inclusive os saberes científicos, mas necessita de
estratégias alternativas, como a utilização de recursos didáticos concretos adaptados/adequados A
reformulação de cursos de formação é urgente para a promoção de um contexto inclusivo para
educandos/as com TEA, assim deve-se considerar as narrativas docentes daqueles/as que trabalham
com o/a aluno/a com TEA na formulação dessa capacitação docente. A escassez de intervenções
que relacionem o Ensino de Ciências com a perspectiva autista pode ser observada na baixa
produção de recursos adaptados/adequados para alunos/as com espectro autista, logo é necessária
uma reflexão docente quanto as aprendizagens dos/as mesmos/as. Ressalta a integração das
perspectivas do TEA, do trabalho pedagógico, da formação docente e dos recursos didáticos no
Ensino de Ciências, visto que o processo de ensino e aprendizagem deste/a educando/a deve
pontuar essas conexões a fim de promover um contexto educacional inclusivo, integral e
emancipatório. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A Mochila Sensorial de Ciências : o uso de recursos didáticos adaptados e/ ou adequados no Ensino de Ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento científico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The individual with autistic spectrum disorder (ASD) presents behavioral, cognitive, motor
and sensory impairment. It should be noted that the heterogeneity of autistic manifestations
corroborates with the nomenclature of the autistic spectrum and, according to law 12764/2012, such
an individual is considered as a person with disability and should preferably have access in regular
schools from an inclusive perspective. School inclusion enables more significant learning, especially
based on the theory of compensation, but there is little academic production related to science
teaching for students with an autistic spectrum, depriving them of the stimulus of scientific literacy, in
addition to reducing the possibilities of teaching resources to reduce the abstraction of scientific
knowledge. Thus, this work aims to propose a teaching resource, the Sensory Backpack in Sciences,"
for students with ASD in order to stimulate scientific literacy.The methodology was qualitative with the
use of narratives, thus centralizing our intervention in the speeches of teachers in the generalist
resource room in an inclusive regular school. For the construction of the information the episodic
narrative interview and the mediated narrative interview will be used. The field journal will be the
research instrument and the information was analyzed by categorical analysis. The results showed
that every student with ASD can learn, including scientific knowledge, but needs alternative strategies,
such as the use of concrete teaching resources adapted/adequate. The reformulation of training
courses is urgently needed to promote an inclusive context for students with ASD, so the teaching
narratives of those who work with the student with ASD should be considered in the formulation of this
training. The scarcity of interventions that relate Science Teaching to the autistic perspective can be
observed in the low production of adapted/adequate resources for students with an autistic spectrum,
so there is a need for teaching reflection on their learning. The integration of ASD perspectives,
pedagogical work, teacher training, and didactic resources in Science Teaching stands out, since the
teaching and learning process of the student must punctuate these connections in order to promote an
inclusive, integral, and emancipatory educational context. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|