Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Biserra, Wiliam Alves | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Jonatas Alexandre Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T16:19:44Z | - |
dc.date.available | 2021-01-04T16:19:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-04 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-20 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jonatas Alexandre Lima de. Majestade satânica: a redenção do mal em Goethe, Saramago e Gaiman. 2020. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39855 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo comparar a figura mitológica de Satã dentro da literatura
no transcorrer do tempo, com especial foco nas obras Fausto: uma tragédia de Goethe,
Evangelho Segundo Jesus Cristo de Saramago e Lúcifer de Neil Gaiman. Para tanto,
buscou-se na psicologia analítica de Carl Jung os conceitos de sombra e arquétipo como
suporte teórico para o conceito de Mal, além do arcabouço teórico literário. Avante ao
comparativo literário, a análise histórica perpassou pelo Velho Testamento, Novo
Testamento, Zoroastrismo, A Divina Comédia de Dante Alighieri, os posicionamentos
protestantes de Lutero e o Paraíso Perdido de John Milton. Compreende-se, a partir das
análises comparativas e históricas, que a figura de Satã foi utilizada como mecanismo
religioso de controle que vem sofrendo alterações de acordo com a temporalidade e
mentalidade do povo em que essa figura se fez pertencente. Na forma de signo,
compreende-se que Satã é um reflexo do próprio ser humano ocidental em nível social,
cultural e mental que se retroalimenta da esfera religiosa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Majestade satânica : a redenção do mal em Goethe, Saramago e Gaiman | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Satã (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Goethe, Johann Wolfgang von, 1749-1832 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saramago, José, 1922-2010 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gaiman, Neil Richard MacKinnon, 1960- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to compare the mythological figure of Satan within literature over time,
with a special focus on the works Faust: a tragedy, by Goethe; Gospel According to Jesus
Christ, by Saramago; and Lucifer, by Neil Gaiman. For this purpose, Carl Jung's analytical
psychology sought the concepts of shadow and archetype as theoretical support for the
concept of Evil, in addition to the theoretical literary framework. Along with the literary
comparison, historical analysis ran through the Old Testament, New Testament,
Zoroastrianism, Dante Alighieri's Divine Comedy, Luther's Protestant positions and John
Milton's Lost Paradise. It can be understood, from comparative and historical analyzes,
that the figure of Satan was used as a religious control mechanism that has undergone
changes according to the temporality and mentality of the people to which this figure
became a member. In the form of a sign, it is understood that Satan is a reflect of the
western human being on a social, cultural, and mental level that retro feeds on the
religious sphere. | pt_BR |
dc.contributor.email | historiador.jonatas@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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