Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Denize Elena Garcia da | - |
dc.contributor.author | Campêlo, Sandra Rodrigues Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T12:24:03Z | - |
dc.date.available | 2021-01-04T12:24:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-04 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-17 | - |
dc.identifier.citation | CAMPÊLO, Sandra Rodrigues Sampaio. Do discurso midiático ao discurso de adolescentes: Ceilândia desde uma perspectiva crítica. 2020. 523 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39847 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese, nascida no âmbito dos estudos da linguagem, resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa (descritiva e interpretativa) com o objetivo precípuo envolve a busca de uma articulação entre língua, educação e sociedade, por meio de um trabalho voltado, sobretudo, para os jovens de periferia, de modo a contribuir para o fortalecimento de suas identidades sociais, tanto nos contextos de situação quanto em contextos de cultura. Trata-se de uma pesquisa que envolve dados de natureza documental e de cunho etnográfico. Para tanto, foram selecionados, de um lado, textos do jornal Correio Braziliense e por outro, foram gerados dados de produção de textos, entrevistas e rodas de conversa com jovens moradores da cidade de Ceilândia (DF). Os dados empíricos foram obtidos junto a duas instituições públicas de ensino fundamental de Ceilândia com adolescentes de 13 a 17 anos todos moradores da região. Na perspectiva da macroanálise, o marco teóricometodológico envolve a linguagem transformacional sob a luz do Realismo Crítico (BHASKAR, [1975] 1998, 2002); e a Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003, 2008, 2010); e para as microanálises empregou-se a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014) e, no âmbito da metafunção interpessoal, foi utilizado também o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). A triangulação teórico-metodológica permitiu constatar que a linguagem, além de ser uma forma de significação do mundo, é também uma forma de ação sobre o mundo e sobre o outro. A análise das avaliações expressas por atitudes, gradação e engajamento evidencia a representação que os adolescentes têm de si, do outro e da cidade em que vivem. Os resultados alcançados sugerem que, ao se encontrarem no mesmo contexto cultural, o discurso midiático se aproxima do discurso dos jovens. Ambos dão destaque às pessoas que moram lá, ressaltando a luta do seu povo e o altruísmo das pessoas. Entretanto, há um distanciamento do discurso apresentado nos jornais sobre a cidade de Ceilândia, quando se afasta dos moradores. Isso é revelado em reportagens que exploram o lado violento da cidade. A tese significa uma contribuição para estudos futuros que busquem dar visibilidade à cidade de Ceilândia e, sobretudo, a adolescentes moradores da região. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do discurso midiático ao discurso de adolescentes : Ceilândia desde uma perspectiva crítica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ceilândia (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Discurso jornalístico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de discurso crítica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis, born in the context of language studies, results from a qualitative research (descriptive
and interpretive) with the main objective of it involves the search for an articulation between language,
education and society, through work aimed mainly at young people from the periphery, in order to
contribute to the strengthening of their social identities that neutralizes, above all, discrimination and
guarantees future steps towards a civilizing evolution in the discursive practices and that also involves
the practices of existing, as well as of behaving, both in situation contexts and in cultural contexts. It is
a research that involves data of documentary nature and ethnographic stamp. For this purpose, on the
one hand, texts from Correio Braziliense Newspaper were selected and, on the other hand, data were
generated from text production, interviews and conversation circles with young residents from
Ceilândia city. Empirical data were gained from two public Primary Education institutions in Ceilândia
with teenagers from 14 to 17 years old, all region residents. In the perspective of macroanalysis, the
theoretical-methodological framework involves transformational language in the light of Critical
Realism (BHASKAR, [1975] 1998, 2002); and Critical Discourse Analysis (CHOULIARAKI;
FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003, 2008, 2010); and, for microanalysis, Systemic-Functional
Linguistics was used (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014) and, within the
scope of interpersonal metafunction, the Appraisal System was also used (MARTIN; WHITE, 2005).
The theoretical-methodological triangulation showed that the language, in addition of being a way of
the world meaning, is also a form of action on the world and on the other. The analysis of the
evaluations expressed by attitudes, gradation and engagement shows the representation that
teenagers have about themselves, about the other and about the city they live in. T The results
achieved suggest that, when they find themselves in the same cultural context, media discourse is
close to that of young people. Both highlight the people who live there, highlighting the struggle of its
people and the altruism of the people. However, there is a detachment from the discourse presented
in the newspapers about the city of Ceilândia when it moves away from the residents. This is revealed
in reports that explore the violent side of the city. The thesis means a contribution to future studies that
seek giving visibility to this city and, above all, to the living adolescents from this region. | pt_BR |
dc.contributor.email | campelo.sandra@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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