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Título: A educação profissional e tecnológica no Brasil : modelo dual desconectado?
Autor(es): Castioni, Remi
Assunto: Aprendizagem
Modelo dual alemão
Formação profissional
Mercado de trabalho
Data de publicação: 2015
Editora: DIEESE
Referência: CASTIONI, Remi. A educação profissional e tecnológica no Brasil: modelo dual desconectado?. In: Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Caderno do Observatório Nacional do mercado de trabalho: volume 1. São Paulo: DIEESE, 2015. p. 41-60. Disponível em: https://www.dieese.org.br/livro/2016/cadernoObservatoNacionalVol1.html.
Resumo: Os sistemas de formação profissional no mundo todo se dividem entre uma aproximação com o modelo alemão ou diferenciação deste. O objetivo deste texto é problematizar, à luz da experiência brasileira, que o sistema de forma-ção profissional desenvolvido ao longo dos últimos 100 anos no Brasil guarda singularidades, se comparado ao sistema alemão de formação profissional, denominado de modelo dual. No modelo dual alemão, parte da formação profissional é realizada no ambiente acadêmico e parte no mundo real das empresas. É essa combinação da formação acadêmica-profissional que confe-re ao sistema alemão qualidade na formação profissional. Diferentemente da Alemanha, o Brasil se assenta em um modelo que desconecta o elo acadêmico do profissional, embora possua ingredientes que remetam à conexão. Para dar conta desta problematização, no caso do Brasil, utilizamos como modelo de análise as interfaces que poderiam se estabelecer a partir da Lei de Aprendi-zagem. Diferente do modelo alemão, a Lei de Aprendizagem, no Brasil, está desconectada do sistema de formação profissional. A aprendizagem teria o objetivo de conectar a educação com o mundo real da produção de bens e serviço.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Versão da editora: https://www.dieese.org.br/livro/2016/cadernoObservatoNacionalVol1.html
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