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2020_EzequiasSoaresdeAndrade.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorVillas Bôas, Rafael Litvin-
dc.contributor.authorAndrade, Ezequias Soares de-
dc.date.accessioned2020-12-28T16:24:43Z-
dc.date.available2020-12-28T16:24:43Z-
dc.date.issued2020-12-28-
dc.date.submitted2020-07-03-
dc.identifier.citationANDRADE, Ezequias Soares de. Partitura Dramática: uma proposta metodológica para o ensino de teatro em ambiente escolar. 2020. 68 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39809-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste documento apresenta uma proposta metodológica para o ensino de teatro forjado no “chão da escola”. Também faz uma análise didático-reflexiva acerca da sua aplicabilidade em ambiente escolar. Realizada no Centro de Ensino Fundamental do Gama (CEF 03), Distrito Federal, a pesquisa ocorreu entre os anos de 2015 a 2019. Usou a metodologia da revisão bibliográfica combinada à pesquisa-ação, para descobrir como desenvolver a aula de Artes/teatro a partir da formação e do domínio do professor, considerando a realidade diversa da classe. Os experimentos didáticos realizados com pré-adolescentes na faixaetária dos 11 aos 14 anos mostraram que é possível desenvolver uma metodologia capaz de solucionar a questão. A Partitura Dramática surge como um método que possibilita o ensino de teatro em ambiente escolar. Ele tem como núcleo a técnica que usa uma iconografia própria, composta de símbolos gráficos que facilitam a comunicação com o público infanto-juvenil. Esses ícones, posicionados estrategicamente pelo aluno em parceria com o professor, decodificam a estrutura do drama, transformando-o numa partitura dramática. Como método, a Partitura Dramática desenvolve o processo de ensino criativo teatral a partir de quatro eixos fundamentais: (1) a preparação do aluno-ator e do aluno-espectador; (2) a abordagem dramatúrgica; (3) a composição da encenação; e (4) a apresentação do espetáculo cênico; em duas perspectivas: a do artista e a do espectador. A pesquisa mostrou que o método da Partitura Dramática contribui não só para a vivência da experiência artística de estudantes, mas também de toda a comunidade escolar. Isso porque ela cria um movimento artístico que parte de dentro para fora da sala de aula, atingindo os corredores e pátios, extrapolando até os muros da escola. Fica evidente que, numa classe diversificada, todos podem aprender teatro, desde que se tenha em mente que o acesso a essa linguagem artística em ambiente escolar é um direito de todos e não o privilégio de alguns. Além disso, por ser uma arte democrática, o teatro abraça a todos indistintamente, por isso um projeto de ensino de teatro inclusivo, amplo e aberto à participação de todos deve estar em pauta no ambiente escolarpt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePartitura Dramática : uma proposta metodológica para o ensino de teatro em ambiente escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPartiturapt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização estéticapt_BR
dc.subject.keywordTeatro escolarpt_BR
dc.subject.keywordTeatro - estudo e ensinopt_BR
dc.description.abstract1This document presents a methodological proposal for teaching theater forged on the “school floor”. It also does a didactic-reflective analysis about its applicability in the school environment. Held at the Gama Fundamental Education Center (CEF 03), Distrito Federal, the research took place between the years 2015 to 2019. It used the methodology of bibliographic review combined with action research to find out how to develop the Arts / Theater class a from the teacher's training and mastery, considering the different reality of the class. Didactic experiments carried out with pre-adolescents aged 11 to 14 years showed that it is possible to develop a methodology capable of solving the issue. Dramatic Score emerges as a method that enables the teaching of theater in a school environment. Its core is the technique that uses its own iconography, composed of graphic symbols that facilitate communication with children and youth. These icons, strategically positioned by the student in partnership with the teacher, decode the structure of the drama, transforming it into a dramatic score. As a method, the Dramatic Score develops the creative theatrical teaching process from four fundamental axes: (1) the preparation of the student-actor and the student-spectator; (2) the dramaturgical approach; (3) the composition of the staging; and (4) the presentation of the scenic show; in two perspectives: that of the artist and that of the spectator. Research has shown that the Dramatic Score method contributes not only to the students' artistic experience, but also to the entire school community. This is because it creates an artistic movement that starts from the inside to the outside of the classroom, reaching the corridors and patios, going beyond the walls of the school. It is evident that, in a diverse class, everyone can learn theater, as long as it is borne in mind that access to this artistic language in a school environment is everyone's right and not the privilege of some; that, as it is a democratic art, theater embraces everyone indistinctly, so an inclusive, broad theater education project open to everyone's participation must be on the agenda in the school environmentpt_BR
dc.contributor.emailanndrade2014@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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