DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Villas Bôas, Rafael Litvin | - |
dc.contributor.author | Andrade, Ezequias Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-28T16:24:43Z | - |
dc.date.available | 2020-12-28T16:24:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-03 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Ezequias Soares de. Partitura Dramática: uma proposta metodológica para o ensino de teatro em ambiente escolar. 2020. 68 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39809 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este documento apresenta uma proposta metodológica para o ensino de teatro
forjado no “chão da escola”. Também faz uma análise didático-reflexiva acerca
da sua aplicabilidade em ambiente escolar. Realizada no Centro de Ensino
Fundamental do Gama (CEF 03), Distrito Federal, a pesquisa ocorreu entre os
anos de 2015 a 2019. Usou a metodologia da revisão bibliográfica combinada à
pesquisa-ação, para descobrir como desenvolver a aula de Artes/teatro a partir
da formação e do domínio do professor, considerando a realidade diversa da
classe. Os experimentos didáticos realizados com pré-adolescentes na faixaetária dos 11 aos 14 anos mostraram que é possível desenvolver uma
metodologia capaz de solucionar a questão. A Partitura Dramática surge como
um método que possibilita o ensino de teatro em ambiente escolar. Ele tem como
núcleo a técnica que usa uma iconografia própria, composta de símbolos
gráficos que facilitam a comunicação com o público infanto-juvenil. Esses
ícones, posicionados estrategicamente pelo aluno em parceria com o professor,
decodificam a estrutura do drama, transformando-o numa partitura
dramática. Como método, a Partitura Dramática desenvolve o processo de
ensino criativo teatral a partir de quatro eixos fundamentais: (1) a preparação do
aluno-ator e do aluno-espectador; (2) a abordagem dramatúrgica; (3) a
composição da encenação; e (4) a apresentação do espetáculo cênico; em duas
perspectivas: a do artista e a do espectador. A pesquisa mostrou que o método
da Partitura Dramática contribui não só para a vivência da experiência artística
de estudantes, mas também de toda a comunidade escolar. Isso porque ela cria
um movimento artístico que parte de dentro para fora da sala de aula, atingindo
os corredores e pátios, extrapolando até os muros da escola. Fica evidente que,
numa classe diversificada, todos podem aprender teatro, desde que se tenha em
mente que o acesso a essa linguagem artística em ambiente escolar é um direito
de todos e não o privilégio de alguns. Além disso, por ser uma arte democrática,
o teatro abraça a todos indistintamente, por isso um projeto de ensino de teatro
inclusivo, amplo e aberto à participação de todos deve estar em pauta no
ambiente escolar | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Partitura Dramática : uma proposta metodológica para o ensino de teatro em ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Partitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização estética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro - estudo e ensino | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This document presents a methodological proposal for teaching theater forged
on the “school floor”. It also does a didactic-reflective analysis about its
applicability in the school environment. Held at the Gama Fundamental Education
Center (CEF 03), Distrito Federal, the research took place between the years
2015 to 2019. It used the methodology of bibliographic review combined with
action research to find out how to develop the Arts / Theater class a from the
teacher's training and mastery, considering the different reality of the class.
Didactic experiments carried out with pre-adolescents aged 11 to 14 years
showed that it is possible to develop a methodology capable of solving the issue.
Dramatic Score emerges as a method that enables the teaching of theater in a
school environment. Its core is the technique that uses its own iconography,
composed of graphic symbols that facilitate communication with children and
youth. These icons, strategically positioned by the student in partnership with the
teacher, decode the structure of the drama, transforming it into a dramatic score.
As a method, the Dramatic Score develops the creative theatrical teaching
process from four fundamental axes: (1) the preparation of the student-actor and
the student-spectator; (2) the dramaturgical approach; (3) the composition of the
staging; and (4) the presentation of the scenic show; in two perspectives: that of
the artist and that of the spectator. Research has shown that the Dramatic Score
method contributes not only to the students' artistic experience, but also to the
entire school community. This is because it creates an artistic movement that
starts from the inside to the outside of the classroom, reaching the corridors and
patios, going beyond the walls of the school. It is evident that, in a diverse class,
everyone can learn theater, as long as it is borne in mind that access to this
artistic language in a school environment is everyone's right and not the privilege
of some; that, as it is a democratic art, theater embraces everyone indistinctly, so
an inclusive, broad theater education project open to everyone's participation
must be on the agenda in the school environment | pt_BR |
dc.contributor.email | anndrade2014@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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