Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39754
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MirelaJaniceEidt.pdf6,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Caracterização do transporte marítimo de bovinos nas operações de exportação no Brasil
Autor(es): Eidt, Mirela Janice
E-mail do autor: mirela.eidt@gmail.com
Orientador(es): Castro, Márcio Botelho de
Assunto: Transporte marítimo
Bovino
Manejo de animais
Transporte de animais
Data de publicação: 18-Dez-2020
Referência: EIDT, Mirela Janice. Caracterização do transporte marítimo de bovinos nas operações de exportação no Brasil. 2017. 66 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Animais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O Brasil possui o maior rebanho comercial de bovinos do mundo e é um dos maiores exportadores de bovinos vivos via marítima, com um volume comercial de aproximadamente 830 mil animais, totalizando em torno de US$800 milhões, entre janeiro de 2012 e dezembro de 2016 (Aliceweb®, 2017). Estes números posicionam o país entre os dez maiores exportadores mundiais de bovinos vivos, num mercado dominado por França, Canadá, Austrália e México (Trade Map, 2017). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pelos controles oficiais dos procedimentos sanitários e operacionais destas exportações, em conjunto com outros órgãos das esferas federal e estadual. Igualmente é sua a responsabilidade de fomentar as boas práticas agropecuárias no manejo dos animais de produção, que resultam em bem-estar animal. Além disso, o Mapa também estabelece aos setores que fiscaliza atos normativos e regulatórios, elaborados por meio da formação de grupos específicos de trabalho e que serão mencionados ao longo deste estudo. Estes devem estar alinhados com as descobertas científicas e com as novas exigências dos principais mercados importadores do Brasil. Foi realizado um levantamento da situação das exportações brasileiras de bovinos vivos via marítima nos últimos cinco anos (2012-2016), analisou-se a atividade comercial e operacionalmente, dentro do escopo das ações do Mapa: fiscalização e fomento às boas práticas agropecuárias e bem-estar animal.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Animais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.