Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, José Mauro Barbosa | - |
dc.contributor.author | Teixeira, João Rafael | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T16:56:08Z | - |
dc.date.available | 2020-12-18T16:56:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-24 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, João Rafael. A criação de filmes na escola: narrativas de si nas imagens em movimento. 2020. 85 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39752 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se inscreve no panorama das vinculações existentes entre o audiovisual e a
educação a partir de uma perspectiva que compreende a inserção da referida linguagem
nos contextos de ensino, como gesto de criação. Diante do desafio de pensar essa questão,
a intervenção pedagógica emergiu como condição indispensável para consubstanciar
adequadamente as reflexões que a própria investigação almejava. Para tanto, esta
estratégia contou com a participação de seis estudantes de 1º ano do ensino médio do
Centro de Ensino Médio Elefante Branco, e seu o foco estava na realização de um filme,
sob a mediação do pesquisador, com o objetivo de aprofundar as reflexões advindas das
práticas pedagógicas em percursos de criação fílmica no ambiente escolar. Ancorada no
sentido da experiência e na perspectiva metodológica da narrativa, a presente investigação
privilegiou os relatos pessoais dos colaboradores, suas histórias de vida e os
imbricamentos dessas vivências com a criação e invenção do filme. O caminho percorrido
pela pesquisa sugere apontamentos importantes, dentre os quais, um deles refere-se ao
caráter indissociável entre o fazer e o assistir; nesse sentido, a ampliação de repertório na
linguagem audiovisual se coloca como condição basilar para estudantes e educadores.
Outro aspecto indica a necessidade de se estabelecerem relações mais horizontalizadas
entre o educador e os estudantes, práticas pedagógicas que privilegiem a escuta, a
indagação e a provocação, se necessário. Esta conduta de invenção fílmica gerou
narrativas híbridas, que se constituíram tendo como ponto de partida discussões de
temáticas importantes para a coletividade, tendo a linguagem audiovisual como forma de
expressão | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A criação de filmes na escola : narrativas de si nas imagens em movimento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação audiovisual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação artística (Ensino médio) - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criação artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filmes cinematográficos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is part of a range of the existing links between audiovisual and education
from a perspective that includes the insertion of that language in teaching contexts, as a
gesture of creation. In the face of the challenge of thinking about this issue, the
pedagogical intervention emerged as an indispensable condition to adequately
substantiate the reflections that the investigation itself sought. On that account, this
strategy counted on the participation of six 1st year students from a local high school
called Centro de Ensino Médio Elefante Branco, and whose focus was making a film,
under the researcher's mediation, with the aim of deepening the reflections based upon
pedagogical practices in filmmaking paths in the school environment. Anchored in the
sense of experience and in the methodological perspective of the narrative, the present
investigation privileged the personal reports of the collaborators, their life stories and the
overlap of these experiences with the creation and invention of the film. The path taken
by the research suggests important notes, among which, one of them refers to the
inseparable character between doing and watching; in this sense, the expansion of the
repertoire in the audiovisual language is a basic condition for students and educators.
Another aspect indicates the need to establish more horizontal relations between the
educator and the students, pedagogical practices that privilege listening, inquiry and
provocation, if necessary. The conduct of filmic invention generated hybrid narratives,
which were formed based on discussions of important themes for the community, using
audiovisual language as a form of expression | pt_BR |
dc.contributor.email | joao.rafael@edu.se.df.gov.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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