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Título: Terapia on-line com casais e famílias: prática e formação na pandemia de Covid-19
Outros títulos: Online therapy with couples and families: practice and training in the Covid-19 pandemic
Terapia de parejas y familias on line: práctica y formación en la pandemia de Covid-19
Autor(es): Schmidt, Beatriz
Silva, Isabela Machado da
Pieta, Maria Adélia Minghelli
Crepaldi, Maria Aparecida
Wagner, Adriana
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2907-2297
http://orcid.org/0000-0002-9654-9342
http://orcid.org/0000-0002-2084-7554
http://orcid.org/0000-0002-5892-7330
http://orcid.org/0000-0002-0629-2310
Assunto: Terapia on-line
Terapia familiar
Terapia de casais
Formação profissional
Supervisão clínica
Data de publicação: 2020
Editora: Conselho Federal de Psicologia
Referência: SCHMIDT, Beatriz et al. Terapia on-line com casais e famílias: prática e formação na pandemia de Covid-19. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 40, e243001, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003243001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100653&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 dez. 2020. Epub 11-Dez-2020.
Resumo: A pandemia de Covid-19 potencializou o já emergente processo de intensificação das conexões virtuais. Para terapeutas de casal e família, essa grave crise de saúde pública acarretou mudanças na forma de atender clientes e interagir com colegas, exigindo a rápida transição da modalidade presencial para a modalidade remota, em muitos casos. O presente estudo sistematizou conhecimentos sobre terapia on-line com casais e famílias, trazendo considerações para a prática e a formação profissional diante da pandemia. Por meio de revisão narrativa da literatura, foram sumarizados resultados de estudos empíricos, bem como recomendações sobre aspectos técnicos, éticos e formativos. Destacaram-se, em particular, potencialidades e desafios para a utilização de tecnologias da informação e da comunicação na prática clínica com casais e famílias, incluindo indicações e contraindicações, recursos mais apropriados e seguros, relação terapêutica on-line, capacitação e supervisão. Entende-se que a Covid-19 representa uma oportunidade para revisão e reflexão da prática clínica e da formação profissional de terapeutas de casal e família no Brasil, país em que as intervenções on-line permaneciam relativamente pouco exploradas até a pandemia.
Abstract: The Covid-19 pandemic has boosted the already emerging process of virtual connections. For couple and family therapists, this major public health crisis has led to changes in the way of treating clients and interacting with colleagues, requiring rapid transition from face-to-face to remote mode, in many cases. This study systematized knowledge about online therapy with couples and families, bringing considerations for practice and professional training in the face of the pandemic. By conducting a narrative literature review, we summarized results from empirical studies, as well as recommendations on technical, ethical, and formative aspects. Specifically, we highlighted both the potential and the challenges of using information and communication technologies in clinical practice with couples and families, including indications and contraindications, more appropriate and safer resources, online therapeutic relationship, training, and supervision. Covid-19 represents an opportunity for reviewing and analyzing the clinical practice and professional training of couples and family therapists in Brazil, a country in which online interventions remained relatively little explored until the pandemic.
Resumen: La pandemia de Covid-19 potenció el proceso ya emergente de conexiones virtuales. Para terapeutas de parejas y familias, esa grave emergencia de salud pública acarreó cambios en la forma de atender a clientes e interactuar con colegas, exigiendo la rápida transición de la modalidad presencial para la modalidad remota, en muchos casos. El presente estudio sistematizó conocimientos sobre terapia de parejas y familias on line, trayendo consideraciones para la práctica y la formación profesional en la pandemia. Por medio de revisión narrativa de la literatura, fueron obtenidos resultados de estudios empíricos, así como recomendaciones sobre aspectos técnicos, éticos y formativos. Se destacaron, en particular, potencialidades y desafíos para usar tecnologías de la información y de la comunicación en la práctica clínica con parejas y familias, incluyendo indicaciones y contraindicaciones, recursos más apropiados y seguros, relación terapéutica on line, capacitación y supervisión. Se entiende que el Covid-19 representa una oportunidad para la revisión y reflexión de la práctica clínica y de la formación profesional de terapeutas de parejas y familias en Brasil, donde las intervenciones on line permanecían relativamente poco exploradas hasta la pandemia.
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003243001
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