Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Trajano Filho, Wilson | - |
dc.contributor.author | Morais, Sara Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-17T14:39:26Z | - |
dc.date.available | 2020-12-17T14:39:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-12 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Sara Santos. O palco e o mato: o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique. 2020. 397 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39738 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese trata de processos socioculturais, históricos e políticos responsáveis pela emergência das timbila como um símbolo da nação moçambicana, que culminou em sua proclamação como Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2005. Exploro algumas das dimensões da complexa trajetória dessa expressão musical, enfatizando sua relação com agentes e instituições diversas, de modo a compreender como, associada a um dos menores “grupos étnicos” do território moçambicano, ela se tornou a principal insígnia do governo pós-colonial. Privilegiei duas vias principais de análise: por um lado, analiso programas, legislação, discursos oficiais e o dossiê de candidatura das timbila enviado à Unesco para compreender de que modo o Estado incorporou as timbila no seu projeto de nação; por outro, levo em conta as narrativas dos timbileiros, de especialistas, de autoridades tradicionais, de apreciadores e demais sujeitos associados às timbila para apreender os sentidos atribuídos por eles a essa comunidade imaginada chamada Moçambique. Assim, discuto, a partir da bibliografia e documentação disponíveis sobre o tema, da minha observação direta de ensaios, cerimônias e festivais, da análise de discursos e de conversas com timbileiros, a plasticidade dessa expressão musical, sua capacidade de se adaptar a distintos espaços e contextos os mais diversos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O palco e o mato : o lugar das timbila no projeto de construção da nação em Moçambique | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Timbila (Moçambique) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moçambique - cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Festivais de cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis deals with the socio-cultural, historical and political processes
responsible for the emergence of the timbila as a symbol of the Mozambican nation, which
culminated in its proclamation as a Masterpiece of Oral and Intangible Heritage of Humanity by
Unesco in 2005. I explore some of the dimensions of the complex trajectory of this musical
expression, emphasizing its relationship with a diversity of agents and institutions, in order to
understand how it became, being associated with one of the smallest “ethnic groups” in
Mozambican territory, the main emblem of the post-colonial government. I focused on two main
analysis paths: on one hand, I analyzed programs, legislation, official speeches and the dossier
of the timbila sent to Unesco to understand how the State incorporated timbila into its nation
project; on the other hand, I take into account the narratives of timbileiros, specialists, traditional
authorities, connoisseurs and other subjects associated with timbila to understand the meanings
attributed by them to this imagined community called Mozambique. Thus, I discuss – drawing
from the bibliography and documentation available on the subject, from my direct observation of
rehearsals, ceremonies, and festivals, and form the analysis of speeches and conversations
with timbileiros – the plasticity of this musical expression, its ability to adapt to different spaces
and to the most diverse contexts. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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