Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brasil, Augusto César de Mendonça | - |
dc.contributor.author | Marques, William | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-09T14:36:20Z | - |
dc.date.available | 2020-12-09T14:36:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-27 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, William. Eficiência logística aeroportuária no Brasil. 2020. xiv, 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39709 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A desregulação da infraestrutura aeroportuária no Brasil é um marco no setor, induzindo o
mercado a uma competição mais acirrada entre os aeroportos e maiores investimentos nas
infraestruturas aeroportuárias. Este estudo tem por objetivo identificar as variáveis
determinantes para o desempenho logístico dos terminais de carga próprias das
administradoras aeroportuárias, aplicáveis ao caso brasileiro, e propor uma ferramenta para
mensuração da eficiência logística, dos 12 principais terminais de carga no Brasil, que
correspondem a 97,39% da movimentação total no país. A abordagem contemplou cinco
dimensões: infraestrutura, operação, demanda, receita, localização e serviço, desmembradas
em 22 subvariáveis. Adotando a análise de componentes principais, foi identificada as variáveis
que retém maiores informações sobre os aeroportos e obtido os pesos das variáveis a partir da
normalização dos 3 componentes principais que explicam 85,55% da informação total dos
dados. Os resultados apontam que as subvariáveis de maior relevância são, na ordem de
importância, fluxo total carga origem-destino doméstico, movimento anual pouso-decolagem,
quantidade de posições no pátio de aeronaves e quantidade de ligações (conexões) áreas
domésticas. O aeroporto mais eficiente, considerando a produtividade agregada medida pela
razão entre inputs e outputs, no recorte temporal adotado, foi Viracopos, seguido por Manaus,
Guarulhos, Curitiba, Galeão, Confins, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador e
Brasília. A variável Operação é a que apresentou a maior relevância para eficiência logística
aeroportuária. O método escolhido foi a Análise Multivariada e utilização de um conjunto maior
de variáveis na análise sem adotar diferenças hierárquicas de peso, por meio da técnica de
Padronização de Dados e Análise por Componentes Principais, a partir da transformação das
variáveis originais em novas variáveis não correlacionadas, normalizando as diversas
subvariáveis, de forma a se obter uma hierarquia entre os aeroportos e, finalmente, o índice de
eficiência logística dos aeroportos. O estudo justifica-se por não haver estudos substanciais
sobre o tema no Brasil, pela importância estratégica do transporte aéreo de carga na cadeia
logística brasileira e servir como subsidio para tomada de decisões dos diversos atores
envolvidos: concessionários, investidores e profissionais do setor. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Eficiência logística aeroportuária no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carga aérea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terminais (Transportes) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura aeroportuária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho logístico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The deregulation of airport infrastructure in Brazil is a milestone in the sector, leading the
market to more fierce competition between airports and greater investments in airport
infrastructure. This study aims to identify the determining variables for the logistical performance
of the cargo terminals from airport managing operators, applicable to the Brazilian case, and
propose a tool for measuring. This study aims to identify the determining variables for the
logistical performance of the airport admistrator’'own cargo terminals, applicable to the Brazilian
case, and to propose a tool for measuring logistical efficiency., of the 12 main cargo terminals,
which correspond to 97.39% of the movement in Brazil. The approach included five dimensions:
infrastructure, operation, demand, revenue, location and service, broken further into 22
subvariables. Adopting the principal component analysis, the variables that retain more
information about the airports are identified; thus, the weights of the variables are obtained from
the normalization of the 3 main components that explain 85.55% of the total data information.
The results show that the most relevant subvariables are, in order of importance; total domestic
origin-destination cargo flow, annual landing-takeoff movement, number of positions in the
aircraft yard and number of connections to domestic areas. The most efficient airport,
considering the aggregate productivity measured by the ratio between inputs and outputs in the
adopted period, is Viracopos; followed, therefore, by Manaus, Guarulhos, Curitiba, Galeão,
Confins, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador and Brasília. The Operation variable
is the one with the greatest relevance for airport logistics efficiency. The method chosen was
Multivariate Analysis, which uses a larger set of variables in the analysis without adding
hierarchical weights, using the Data Standardization and Principal Component Analysis
technique, from the transformation of the original variables into new variables. Uncorrelated,
normalizing as several sub-variables, in order to obtain a hierarchy between the airports and,
finally, the logistical efficiency index of the airports. The study is justified by the lack of
substantial studies on the subject in Brazil, by the strategic importance of air cargo
transportation in the Brazilian logistics chain and to serve as a subsidy for decision-making by
the various actors involved: concessionaires, investors and professionals in the sector. | pt_BR |
dc.contributor.email | william_marques@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|