Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Almeida, Nilvânia Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-03T17:50:10Z | - |
dc.date.available | 2020-12-03T17:50:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-15 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Nilvânia Cardoso. Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica: análise da profissão docente de professores dos anos iniciais. 2020. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39703 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho realizamos a incursão nos aspectos relacionados a profissão
docente tendo como objeto de estudo a práxis pedagógica de professores dos Anos Iniciais da
Educação Básica, com a finalidade de analisar como se consolidam os caminhos e os desafios da
práxis pedagógica na profissão docente desses profissionais. A metodologia utilizada foi de natureza
qualitativa, desenvolvida na perspectiva histórico-crítica da análise dialética da profissão docente, em
razão da Pedagogia Histórico-Crítica ser considerada mediadora da compreensão da prática social
decorrente das análises provenientes da realidade escolar pesquisada. Como técnica de análise dos
dados empíricos, foi eleita a análise de conteúdo, que nos possibilitou a interpretação da prática social
dos professores colaboradores. Lançamos mão de instrumentos como: a ficha de identificação e os
formulários descritivos de pesquisa os quais possibilitaram gerar os dados da pesquisa de campo,
realizada com dez docentes, de duas escolas da Coordenação Regional de Sobradinho, situadas em
conjunturas sociais específicas que requerem dos docentes o traquejo pedagógico singular para
promover o ensinar e o aprender, encadeando ideias capazes de conjugar a teoria e a prática no
exercício diário da profissão. Com o objetivo de se construir o campo teórico, foram discutidos aspectos
conceituais para absorver como o aprender e o ensinar envolvem a profissão docente e podem
impulsionar o processo de ensino aprendizagem e a práxis pedagógica. Tratamos sobre os saberes
pedagógicos inerentes à profissão docente e em que medida eles podem impactar na construção da
identidade profissional e da práxis pedagógica. Abordamos também, como a constituição da identidade
profissional, os caminhos e os desafios vivenciados pelos professores podem interferir e/ou impulsionar
a práxis pedagógica durante a carreira profissional. A fundamentação está embasada em: Almeida;
Leite; Santiago, (2013), Curado Silva (2018), Cury (1989), Cruz (2017), Charlot (2013), Duarte (2016),
Hall (2019), Gamboa (2012), Gatti (2019), Imbernón (2011, 2016), Tardif (2012), Machado (2009,2013),
Malanchen (2016), Nóvoa (2017), Pimenta (2012), Sampaio e Leite (2014), Silva (2014), Saviani
(2013), Tardif (2012), Vasquez(1977) e outros para ampliar a discussão. Alicerçadas em tais
percepções apreciamos os resultados encontrados conforme registraram os docentes em função das
suas experiências e dilemas vividos nos contextos de sala de aula ao efetivarem suas práticas
pedagógicas. Eles salientaram o quanto a atividade laboral pedagógica é desafiante e exige contínuos
esforços formativos em busca de saberes que deem conta da teoria e da prática na reconfiguração da
práxis pedagógica. A partir dos desfechos encontrados, em se tratando do Mestrado Profissional,
apresentamos a proposição de um produto técnico de pesquisa, o curso intitulado: Práxis Pedagógica,
Caminhos e Desafios da Formação Docente. Esse curso responde aos anseios dos professores
colaboradores ao apontarem as fragilidades sentidas em seus fazeres pedagógicos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os caminhos e os desafios da práxis pedagógica : análise da profissão docente de professores dos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this work, we made an incursion into aspects related to the teaching profession,
having as object of study the pedagogical praxis of teachers of the Early Years of Basic Education, in
order to analyze how the paths and challenges of pedagogical praxis are consolidated in the teaching
profession of these professionals. The methodology used was of a qualitative nature, developed in the
historical-critical perspective of the dialectical analysis of the teaching profession, because the
Historical-Critical Pedagogy is considered as a mediator of the understanding of social practice resulting
from the analyzes from the researched school reality. Content analysis was chosen as the technique for
analyzing empirical data, which enabled us to interpret the social practice of collaborating teachers. We
used instruments such as: the identification form and the descriptive research forms which made it
possible to generate data from the field research, carried out with ten teachers, from two schools of the
Regional Coordination of Sobradinho, located in specific social situations that require teachers the
unique pedagogical skills to promote teaching and learning, linking ideas capable of combining theory
and practice in the daily exercise of the profession. In order to build the theoretical field, conceptual
aspects were discussed to absorb how learning and teaching involve the teaching profession and can
boost the teaching-learning process and pedagogical praxis. We deal with the pedagogical knowledge
inherent to the teaching profession and the extent to which they can impact the construction of
professional identity and pedagogical praxis. We also address how the constitution of professional
identity, the paths and challenges experienced by teachers can interfere and / or boost pedagogical
praxis during their professional careers. The reasoning is based on: Almeida; Leite; Santiago, (2013),
Curado Silva (2018), Cury (1989), Cruz (2017), Charlot (2013), Duarte (2016), Hall (2019), Gamboa
(2012), Gatti (2019), Imbernón (2011, 2016), Tardif (2012), Machado (2009,2013), Malanchen (2016),
Nóvoa (2017), Pimenta (2012), Sampaio e Leite (2014), Silva (2014), Saviani (2013), Tardif (2012),
Vasquez(1977) and others to expand the discussion. Based on such perceptions, we appreciate the
results found as registered by the teachers due to their experiences and dilemmas lived in the classroom
contexts when carrying out their pedagogical practices. They stressed how challenging the pedagogical
work activity is and requires continuous training efforts in search of knowledge that will account for theory
and practice in the reconfiguration of pedagogical praxis. Based on the outcomes found, in the case of
the Professional Master's Degree, we present the proposal for a technical research product, the course
entitled: Pedagogical Praxis, Paths and Challenges of Teacher Education. This course responds to the
wishes of the collaborating teachers by pointing out the weaknesses felt in their pedagogical activities. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:nilvâniacardoso2016@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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