Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39689
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AfinalDefinirQualidade.pdf706,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Afinal, como definir a qualidade na educação?
Outros títulos: After all, how to define quality in education?
Autor(es): Kunz, Sidelmar Alves da Silva
Tatagiba, Alessandro Borges
Castioni, Remi
Assunto: Qualidade (Educação)
Direito à educação
Data de publicação: Mar-2018
Editora: UFPE
Referência: KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; TATAGIBA, Alessandro Borges; CASTIONI, Remi. Afinal, como definir a qualidade na educação?. Tópicos Educacionais, Recife, v. 23, n. 1, p. 179-201, jan/jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/0000-0002-0793-1946. Acesso em: 02 dez. 2020.
Resumo: O objetivo deste artigo é o de identificar possíveis conceitos nos debates relacionados à qualidade educacional. No contexto atual, qualquer proposta de conceito sobre o tema qualidade educacional traduzirá um determinado conjunto de disputas ideológicas e de poder na nossa sociedade brasileira. Cientes dessa complexidade, trazemos esse tema à tona sob a ótica do direito à educação. Como procedimentos metodológicos, ancoramos as análises na pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados sugerem que, apesar da multiplicidade de possíveis conceitos sobre qualidade educacional, a sociedade brasileira pode e deve entendê-lo como um conceito sob o domínio dos direitos fundamentais, sobretudo como garantia de defesa de projetos de sociedade mais inclusiva e equitativa para mitigação das discrepâncias verificadas socioespacialmente.
Abstract: The aim of this paper is to present the conception of educational quality understood as a concept in dispute in Brazilian society, from the viewpoint of the trajectory of the right to education and its relation to the conflicts on the bulge of the different political projects of society. It is an anchored search on bibliographical and documentary analysis. The study shows that the content assigned to the quality idea is the result of socio-spatial relations marked by the defenses of projects of society that see education as a strategy for the articulation of their actions. In addition, it signals the importance of forging quality indicators of education which will help to increase citizen participation and consequently assign greater quality policy for Brazilian democracy.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: Revista Tópicos Educacionais - (CC BY NC SA) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Fonte: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/0000-0002-0793-1946. Acesso em: 02 dez. 2020.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.