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Título: Discursos e letramentos de estudantes com deficiência intelectual no contexto da educação inclusiva do DF
Autor(es): Oliveira, Mayssara Reany de Jesus
E-mail do autor: mayssarareany@gmail.com
Orientador(es): Magalhães, Maria Izabel Santos
Assunto: Capacitismo
Deficiência intelectual
Letramento - aspectos sociais
Educação inclusiva - Distrito Federal (Brasil)
Pessoas com deficiência intelectual
Data de publicação: 27-Nov-2020
Referência: OLIVEIRA, Mayssara Reany de Jesus. Discursos e letramentos de estudantes com deficiência intelectual no contexto da educação inclusiva do DF. 2020. 200 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar de que forma a trajetória de família e as relações sociais do contexto escolar influenciam os letramentos de pessoas com deficiência intelectual. A motivação para esta pesquisa surgiu da minha trajetória pessoal, como irmã de três pessoas com deficiência; e profissional, como professora da rede pública de ensino do Distrito Federal. No contexto da educação inclusiva de uma escola pública de Ensino Médio no Distrito Federal, realizei pesquisa etnográfico-discursiva (MAGALHÃES: MARTINS; RESENDE, 2017). Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília e ao projeto de pesquisa “Trajetória de Famílias e a Escola Inclusiva: Discursos, Letramentos e Crítica Social”, coordenado pela professora doutora Maria Izabel Santos Magalhães e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A escola participante desta pesquisa está localizada em uma área de vulnerabilidade social e os/as participantes são estudantes com deficiência intelectual, mães e docentes. A pesquisa de cunho etnográfico privilegiou espaços de fala para as pessoas com deficiência intelectual. Desse modo, a geração de dados e as macrocategorias emergidas deles têm como foco a participação dos/das estudantes. As escolhas metodológicas são: observações iniciais de pesquisa, observações participantes (tanto de sala de aula quanto de outros espaços escolares), notas de campo escritas em vinhetas, entrevistas semi-estruturadas e coleta digital de artefatos (Status de WhatsApp dos/das estudantes com deficiência intelectual). Os pressupostos teóricos que ancoram o presente estudo são Modelo Social (GUIDENS; SUTTON, 2017) de interpretação da deficiência, Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) e a Teoria Social do Letramento (ROJO; MOURA, 2019; STREET, 2012, 2014; MAGALHÃES, 2012; ROJO 2009; KLEIMAN, 2001; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000). A discussão sobre como as representações ideológicas (deficiência intelectual como loucura, sinônimo de não aprendizagem, problema e preguiça) podem limitar os eventos de letramentos do ambiente escolar é uma das principais contribuições deste estudo. Situada na Linguística, especialmente nos estudos de ADC, esta pesquisa ressaltou a importância de nomear a violência simbólica (BOURDIEU, 1989) sofrida pelas pessoas com deficiência. O ponto inicial foi a identificação do problema social na representação depreciativa da deficiência intelectual e da educação inclusiva. Assim, entre as análises, abordo como o capacitismo (ALVES, 2019; CAMPBELL, 2001), preconceito direcionado às pessoas em razão da deficiência, problema social que é discursivamente representado pelos/pelas estudantes, docentes e familiares, influencia os letramentos de estudantes com deficiência intelectual. Outro aspecto discutido na pesquisa está relacionado ao uso de aplicativos de comunicação, como WhatsApp, e sua contribuição para novos letramentos dos/das estudantes com deficiência intelectual e para o estreitamento de relações (familiar e educacional) dos/das estudantes com deficiência intelectual. Entre as contribuições dessa análise, destaco o uso do Status do WhatsApp como recurso de expressão e protagonismo dos/das estudantes.
Abstract: The purpose of this study is to analyse how family history and social relationships in the school context influence the literacies of people with intellectual disabilities. The motivation for this research came from my personal trajectory, as a sister of three disabled people and as a public school teacher in the Federal District. In the context of inclusive education in a public high school in the Federal District, I carried out an ethnographic-discursive research project (MAGALHÃES: MARTINS; RESENDE, 2017).This research was linked to the Postgraduate Program in Linguistics at the University of Brasília and to the research project “Trajectory of Families and the Inclusive School: Discourses, Literacies and Social Criticism”, coordinated by Professor Maria Izabel Santos Magalhães. It was approved by the Research Ethics Committee. The school participating is located in an area of social vulnerability and the research participants were students with intellectual disabilities, mothers and teachers. The ethnographic research privileged speech spaces for people with intellectual disabilities. The methodological choices were: initial research observations, participant observation (in the classroom and in other school spaces), field notes written in vignettes, semi-structured interviews and the collection of digital artefacts (the WhatsApp status of students with intellectual disabilities). The theoretical framework that anchored the present study drew together three areas of theory-building: The Social Model of Disability(GUIDENS; SUTTON, 2017), Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) and the Social Theory of Literacy(ROJO; MOURA, 2019; STREET, 2012, 2014; MAGALHÃES, 2012; ROJO 2009; KLEIMAN, 2001; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000). One of the main contributions of this study lies in its findings on how ideological representations (e.g. intellectual disability as madness, as synonymous with not learning, problems and laziness) can limit literacy events in the school environment. Based on Linguistics, especially on CDA studies, this research highlighted the importance of naming the symbolic violence (BOURDIEU, 1989) suffered by people with disabilities. Thus, the starting point was the identification of the social problem inherent in the derogatory discursive representation of both intellectual disability and inclusive education. During the data analysis, I showed how ableism (CAMPBELL, 2001;ALVES, 2019), prejudice directed towards people due to disability, is discursively represented by students, teachers and family members. I also revealed its influence on the literacies of students with intellectual disabilities. Another aspect discussed in this M.A. thesis related to the use of communication applications, such as WhatsApp and their contributionto the development of new literacies by the students with intellectual disabilities and to the strengthening of their relationships with family and school. Among the contributions of this study, I highlight the use of WhatsApp Status as a resource for building students’ capacity to communicate in writing and for making space for student agency.
Resumen: El propósito de este estudio es analizar cómo la trayectoria familiar y las relaciones sociales en el contexto escolar influyen los letramientos de las personas con discapacidad intelectual.La motivación para esta investigación provino de mi trayectoria personal, como hermana de tres personas con discapacidad y profesional, como maestra de la red pública de enseñanza en el Distrito Federal .En el contexto de la educación inclusiva en una escuela pública de Enseñanza Media en el Distrito Federal, realicé una investigación etnográfica- discursiva (MAGALHÃES: MARTINS; RESENDE, 2017). Esta investigación está vinculada al Programa de Posgrado en Lingüística de la Universidad de Brasilia y al proyecto de investigación "Trayectoria de las Familias y la Escuela inclusiva: Discursos, Letramientos y Crítica Social", coordinado por la maestra doctora Maria Izabel Santos Magalhães y aprobado por el Comité de Ética de la Investigación.La escuela que participa en esta investigación se encuentra en un área de vulnerabilidad social y los participantes de la investigación son estudiantes con discapacidad intelectual, madres y maestros. La investigación etnográfica privilegió espacios de habla a las personas con discapacidad intelectual. De ese modo, la generación de datos y las macro categorías surgido de ellos se centran en la participación de los estudiantes. Las opciones metodológicas son: observaciones iniciales de investigación, observaciones participantes (tanto del aula como de otros espacios escolares), notas de campo escrituras en viñetas, entrevistas semiestructuradas y recopilación de artefactos digitales (Status de WhatsApp de estudiantes con discapacidad intelectual). Los supuestos teóricos que anclan el presente estudio son El Modelo Social (GUIDENS; SUTTON, 2007) para la interpretación de la discapacidad, el Análisis del Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) y la Teoría Social del Letramiento (ROJO; MOURA, 2019; STREET, 2012, 2014; MAGALHÃES, 2012; ROJO 2009; KLEIMAN, 2001; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000). La discusión sobre como las representaciones ideológicas (discapacidad intelectual como locura, sinónimo de no aprendizaje, problemas y pereza) pueden limitar los eventos de letramientos en los ambientes escolares es una de las principales contribuciones de este estudio.Situada en Lingüística, especialmente en estudios de ADC, esta investigación destacó la importancia de nombrar la violencia simbólica (BOURDIEU, 1989) que sufren las personas con discapacidad.El punto de partida fue la identificación del problema social en la representación peyorativa de la discapacidad intelectual y la educación inclusiva. Por lo tanto, entre los análisis, abordo cómo el capacitismo (CAMPBELL, 2001; ALVES, 2019), prejuicio hacia las personas debido a la discapacidad, un problema social que está representado de manera discursiva por estudiantes, maestros y familiares, influye los letramientos de los estudiantes con discapacidad intelectual. Otro aspecto discutido en la investigación está relacionado con el uso de aplicaciones de comunicación, como WhatsApp, y su contribución a los nuevos letramientos de estudiantes con discapacidad intelectual y al fortalecimiento de las relaciones (familiares y educativas) de los estudiantes con discapacidad intelectual. Entre las contribuciones de este análisis, destaco el uso del Status de WhatsApp como un recurso para la expresión y el protagonismo de los estudiantes.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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