Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Dutra, Norivan Lisboa | - |
dc.contributor.author | Castioni, Remi | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-26T18:21:03Z | - |
dc.date.available | 2020-11-26T18:21:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, Norivan Lisboa; CASTIONI, Remi. A reforma de Córdoba e os projetos de universidade na América Latina: a proposta de Anísio Teixeira para o Brasil, em que se assemelham?. Integración y Conocimiento, v. 6, n. 2, 1 dez. 2017. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/18688. Acesso em: 26 nov. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39665 | - |
dc.description.abstract | A Reforma de Córdoba completa um século em 2018, e teve seu feito associado a ousadia dos estudantes
cordobenhos, que questionaram o modelo então vigente de universidade, questionando, a superação do
modelo obsoleto de ensino, o fim da cátedra vitalícia e, principalmente, a autonomia para o exercício das
atividades intelectuais, as quais são inerentes à Universidade. Tais bandeiras estiveram presentes na
formulação do educador baiano, Anísio Spínola Teixeira ao idealizar a universidade brasileira, no início do
século XX. A partir das relações de proximidade com as propostas dos estudantes de Córdoba e de Anísio
Teixeira, o presente artigo realiza uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico com o objetivo de
relacionar a Reforma de Córdoba com o projeto anisiano de universidade para o Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Núcleo en Estudios e Investigaciones en Educación Superior del MERCOSUR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A reforma de Córdoba e os projetos de universidade na América Latina : a proposta de Anísio Yeixeira para o Brasil, em que se assemelham? | pt_BR |
dc.title.alternative | La reforma de Córdoba y los proyectos de universidad en América Latina : la propuesta de Anísio Teixeira para Brasil en qué se asemejan? | pt_BR |
dc.title.alternative | The Cordoba reform and the university projects in Latin America : the Anísio Teixeira proposal for Brazil how are they resemble? | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reforma de Córdoba | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teixeira, Anísio, 1900-1971 | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos autores, em 17 de novembro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | La Reforma de Córdoba completa un siglo en el año 2018, y tuvo su hecho asociado a la osadía de los
estudiantes cordobeses, que cuestionaron el modelo entonces vigente de universidad, cuestionando la
superación del modelo obsoleto de enseñanza, el fin de la cátedra vitalicia y, principalmente, autonomía para
el ejercicio de las actividades intelectuales, las cuales son inherentes a la Universidad. Tales banderas
estuvieron presentes en la formulación del educador brasileño, Anísio Spínola Teixeira al idealizar la universidad en Brasil, a principios del siglo XX. A partir de las relaciones de proximidad con las propuestas
de los estudiantes de Córdoba y de Anísio Teixeira, el presente artículo realiza un abordaje cualitativo, de
cuño bibliográfico con el objetivo de relacionar la Reforma de Córdoba con el proyecto anisiano de
Universidad para Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | The Reform of Cordova completes a century in 2018, and was associated with the boldness of Cordovan
students, who questioned the then-current model of university, questioning overcoming the obsolete model
of teaching, the end of the lifelong professorship, and especially the autonomy for the exercise of
intellectual activities, which are inherent to the University. These flags were present in the formulation of
the brazilian educator, Anísio Spínola Teixeira, when idealizing the brazilian university in the beginning of
the 20th century. From the relations of proximity with the proposals of the students of Córdoba and Anísio
Teixeira, the present article makes a qualitative approach, with bibliographical aim to relate the Reforma de
Córdoba with the Anisian university project for Brazil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|