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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDutra, Norivan Lisboa-
dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.date.accessioned2020-11-26T18:21:03Z-
dc.date.available2020-11-26T18:21:03Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationDUTRA, Norivan Lisboa; CASTIONI, Remi. A reforma de Córdoba e os projetos de universidade na América Latina: a proposta de Anísio Teixeira para o Brasil, em que se assemelham?. Integración y Conocimiento, v. 6, n. 2, 1 dez. 2017. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/18688. Acesso em: 26 nov. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39665-
dc.description.abstractA Reforma de Córdoba completa um século em 2018, e teve seu feito associado a ousadia dos estudantes cordobenhos, que questionaram o modelo então vigente de universidade, questionando, a superação do modelo obsoleto de ensino, o fim da cátedra vitalícia e, principalmente, a autonomia para o exercício das atividades intelectuais, as quais são inerentes à Universidade. Tais bandeiras estiveram presentes na formulação do educador baiano, Anísio Spínola Teixeira ao idealizar a universidade brasileira, no início do século XX. A partir das relações de proximidade com as propostas dos estudantes de Córdoba e de Anísio Teixeira, o presente artigo realiza uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico com o objetivo de relacionar a Reforma de Córdoba com o projeto anisiano de universidade para o Brasil.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherNúcleo en Estudios e Investigaciones en Educación Superior del MERCOSURpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA reforma de Córdoba e os projetos de universidade na América Latina : a proposta de Anísio Yeixeira para o Brasil, em que se assemelham?pt_BR
dc.title.alternativeLa reforma de Córdoba y los proyectos de universidad en América Latina : la propuesta de Anísio Teixeira para Brasil en qué se asemejan?pt_BR
dc.title.alternativeThe Cordoba reform and the university projects in Latin America : the Anísio Teixeira proposal for Brazil how are they resemble?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.keywordReforma de Córdobapt_BR
dc.subject.keywordTeixeira, Anísio, 1900-1971pt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos autores, em 17 de novembro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.pt_BR
dc.description.abstract1La Reforma de Córdoba completa un siglo en el año 2018, y tuvo su hecho asociado a la osadía de los estudiantes cordobeses, que cuestionaron el modelo entonces vigente de universidad, cuestionando la superación del modelo obsoleto de enseñanza, el fin de la cátedra vitalicia y, principalmente, autonomía para el ejercicio de las actividades intelectuales, las cuales son inherentes a la Universidad. Tales banderas estuvieron presentes en la formulación del educador brasileño, Anísio Spínola Teixeira al idealizar la universidad en Brasil, a principios del siglo XX. A partir de las relaciones de proximidad con las propuestas de los estudiantes de Córdoba y de Anísio Teixeira, el presente artículo realiza un abordaje cualitativo, de cuño bibliográfico con el objetivo de relacionar la Reforma de Córdoba con el proyecto anisiano de Universidad para Brasil.pt_BR
dc.description.abstract2The Reform of Cordova completes a century in 2018, and was associated with the boldness of Cordovan students, who questioned the then-current model of university, questioning overcoming the obsolete model of teaching, the end of the lifelong professorship, and especially the autonomy for the exercise of intellectual activities, which are inherent to the University. These flags were present in the formulation of the brazilian educator, Anísio Spínola Teixeira, when idealizing the brazilian university in the beginning of the 20th century. From the relations of proximity with the proposals of the students of Córdoba and Anísio Teixeira, the present article makes a qualitative approach, with bibliographical aim to relate the Reforma de Córdoba with the Anisian university project for Brazil.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
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