Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Moraes, Gustavo Henrique | - |
dc.contributor.author | Passades, Denise Bianca Maduro Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T14:10:39Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T14:10:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
dc.identifier.citation | CASTIONI, Remi; MORAES, Gustavo Henrique; PASSADES, Denise Bianca Maduro Silva. A educação profissional na agenda do Lulismo: visibilidade e limitações de interesses corporativos. Temáticas, Campinas, SP, v. 27, n. 53, p. 105-138, fev./jun. 2019. DOI: 10.20396/tematicas.v27i53.11604. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11604. Acesso em: 10 nov. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39619 | - |
dc.description.abstract | A educação profissional nos governos petistas assumiu importância singular, apresentada pelo presidente Lula a partir da sua própria experiência, uma vez que o único título que possuía na época era o de torneiro mecânico do SENAI. A expansão e interiorização da educação profissional, a partir do MEC, atravessou os 13 anos de governos petistas nos governos Lula e Dilma tendo sido, inclusive, objeto de debate nacional durante a campanha presidencial com o Pronatec. A ênfase na educação profissional fez com que, em menos de 10 anos, os governos petistas construíssem mais escolas federais de educação profissional do que em 120 anos de República. É uma coincidência histórica que o próprio criador das primeiras escolas federais em 1909, Nilo Peçanha, também foi um presidente com características próximas às origens de Lula. Neste texto, explicita-se a marca desenvolvimentista que traz em seu bojo a aposta na educação profissional, através da análise no âmbito do governo federal das disputas políticas e da definição e implementação de programas para a área, com especial atenção para os Institutos Federais, suas virtudes e vicissitudes. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A educação profissional na agenda do Lulismo : visibilidade e limitações de interesses corporativos | pt_BR |
dc.title.alternative | Professional education on the Lulism agenda : visibility and limitations of corporate interests | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo desenvolvimentismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano Nacional de Educação (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | Copyright (c) 2019 Remi Castioni, Gustavo Henrique Moraes, Denise Bianca Maduro Silva Passades - (CC BY-NC-SA) - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11604. Acesso em: 10 nov. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.20396/tematicas.v27i53.11604 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Vocational education in the PT governments has taken on singular
importance, presented by President Lula from his own experience, since the only title he
had at the time was that of SENAI’s mechanical turner. The expansion and internalization
of vocational education, starting with the MEC, went through 13 years of PT governments
in the Lula and Dilma governments and was even the subject of national debate during the
presidential campaign with Pronatec. The emphasis on professional education has meant
that in less than 10 years the PT governments have built more federal vocational schools
than in 120 years of the Republic. It is a historical coincidence that the very creator of the
first federal schools, at 1909, was also a president, Nilo Peçanha, with characteristics close
to the origins of Lula. This text makes explicit the developmentalism mark that brings in
its focus the professional education, through the analysis within the federal government
of the political disputes and the definition and implementation of programs for the area,
with special attention to the Federal Institutes, their virtues and vicissitudes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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