Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Kunz, Sidelmar Alves da Silva | - |
dc.contributor.author | Castioni, Remi | - |
dc.contributor.author | Araújo, Gilvan Charles Cerqueira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-09T16:19:02Z | - |
dc.date.available | 2020-11-09T16:19:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-11 | - |
dc.identifier.citation | KUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi; ARAÚJO, Gilvan Charles Cerqueira de. Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília: lições para a avaliação do ensino médio. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 2, p. 420-436, 11 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55134. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55134. Acesso em: 09 nov. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39611 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desse artigo é abordar a trajetória histórica da experiência do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS) e as suas contribuições para a avaliação do ensino médio no Distrito Federal. A partir das análises teóricas, bibliográficas e documentais, assinalamos que, por meio da compreensão das parametrizações avaliativas de tendência global e o histórico de construção do PAS, é possível detectar um inventário de elementos que o tornam referência para a entrada no Ensino Superior no país, assim como se apresenta como inovação no tocante às aberturas e às possibilidades para seu aperfeiçoamento e aprimoramento como sistema de avaliação, acompanhando o percurso de aprendizagem dos estudantes ao longo de seu percurso de escolarização no ensino médio. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : lições para a avaliação do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Serial Evaluation Program from the University of Brasília : lessons towards the high school’s evaluation | pt_BR |
dc.title.alternative | Programme d'Évaluation par Étapes de l'Université de Brasília : leçons pour l'évaluation de lycée | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Avaliação Seriada (PAS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Superior | pt_BR |
dc.rights.license | Copyright (c) 2020 Revista Educação e Políticas em Debate - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55134. Acesso em: 09 nov. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55134 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The University of Brasília's Serial Evaluation Program (as know as PAS/UnB in Brazil) is one of the most successful in Brazil. The implementation of this program, its trajectory, challengs and development over the years is the main objective from this paper. Through an theoretical, bibliographic and documentary of the evaluative parameterizations of the global trend, and the history of construction of the PAS, it is possible to detect a set of elements that make the proposal a reference for entering Higher Education in the country. After these analyzes, the present study also presents an overview of the path and current scenario of the UnB's PAS, and the openings and possibilities for its improvement as an evaluation system, following the students' learning course over the their escolarization in the High School for their insertions in the professional and academic careers from the Higher Education. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Le programme d'évaluation par étapes (connu sous nom de PAS en Brésil) de l'Université de Brasilia (UnB) est l'un des plus réussis du Brésil. La mise en oeuvre de ce programme, sa trajectoire, ses évolutions et son évolution au fil des années est l'objectif principal de cet article. Selon lequel à une théorique, bibliographique et documentaire analyse des paramétrisations évaluatives de la tendance mondiale et de l'histoire de la construction du PAS, il est possible de détecter un ensemble d'éléments qui font de la proposition une référence pour entrer dans l'enseignement supérieur dans le pays. Après ces analyses, la présente étude présente également une vue d'ensemble du parcours et du panorama actuel du PAS de l'Université de Brasília (UnB), ainsi que les ouvertures et possibilités d'amélioration en tant que système d'évaluation, en suivant le parcours d'apprentissage des étudiants au cours des leur scolarité parde Lycée Secondaire pour ses commencement dans les carrières professionnelles et académiques de L'Enseignement Supérieur. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0793-1946 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4238-0139 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|