Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Silviene Fabiana de | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Raphael Urias. | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-22T15:29:28Z | - |
dc.date.available | 2020-10-22T15:29:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-21 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Raphael Urias. Proposta de ensino de genética a partir da demanda dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2020. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39581 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A biologia é citada pelos alunos do ensino médio como uma das disciplinas menos motivadoras, em
especial a área da genética. Um dos motivos dessa percepção é o alto grau de abstração e pouca
contextualização dessa área. O trabalho contextualizado em sala de aula está descrito como
fundamental na otimização da apreensão dos conteúdos e conceitos. Nesse sentido, propostas de
inclusão de metodologias motivacionais e ativas podem contribuir para melhorar essa relação aluno-
disciplina. Porém, motivar os alunos e contextualizar os conteúdos é um grande desafio, principalmente
na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo deste trabalho foi propor metodologias ativas que
visem à contextualização dos conteúdos relacionados à Genética na EJA com base no interesse
expresso pelo aluno. Para tanto, avaliou-se o perfil dos alunos da EJA (idade, sexo, expectativas e
interesses na área de genética), a partir de dados obtidos com aplicação de questionários.
Simultaneamente, buscou-se conhecer as curiosidades dos alunos quanto à Genética e, assim, permitir
a seleção das abordagens mais significativas e contextualizadas, buscando suprir as expectativas dos
alunos e construir sequências didáticas (SDs). Na construção das SDs, optou-se por utilizar
metodologias ativas que contribuíssem com a contextualização. Por fim, avaliou-se a eficácia das
sequências didáticas aplicadas e sua contribuição para a motivação e aprendizagem dos alunos com
base em observações do professor e questionário de avaliação de práticas, respondidas pelos
participantes. Este estudo verificou que a faixa etária de jovens é maior entre os concluintes da EJA e
que muitos pretendem ingressar em uma universidade. Notou-se um interesse maior aos assuntos
relacionados à genética humana, como características físicas e doenças genéticas. Durante a
execução das SDs, observou-se grande interação dos participantes e efetiva contribuição para a
aprendizagem dos mesmos, sendo que as metodologias aplicadas foram aprovadas pelos
participantes. Concluindo, portanto, que as metodologias ativas e a contextualização são importantes
para a aprendizagem, principalmente para o público da EJA. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Proposta de ensino de genética a partir da demanda dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title.alternative | Genetics teaching proposal based on the demand of students of Youth and Adult Education (EJA) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Genética - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Biology is one of the high school subjects that students describe as one of the least motivational,
especially in the field of genetics. Reasons for this perception are the high degree of abstraction and
little contextualization. The contextualized learning is described as extremely important to optimize the
understanding of the contents and concepts. Therefore, proposals to include motivational and active
methodologies can contribute to improving this student-subject relationship. Motivate students and
contextualize subjects is a major challenge. Considering the Brazilian Youth and Adult Education (EJA),
this challenge is even more complicated. The objective of this project was to propose active
methodologies based on the student interest in order to contextualize the contents related to Genetics
in EJA. For this, the EJA’s students’ profile was evaluated (age, sex, expectations and interests in the
genetics area) using questionnaires data. Besides this, students’ curiosities regarding Genetics were
accessed, which allowed the selection of the most significant themes to the construction of the didactic
sequences. In the construction of the didactic sequences, we opted to use active methodologies that
would contribute to the contextualization. Finally, the effectiveness of the applied didactic sequences
and their contribution to the motivation and learning were evaluated using observation and
questionnaires. According to data, the majority of EJA students are young and plan to go to college.
There was a greater interest in themes related to human genetics, such as physical characteristics and
genetic diseases. During the execution of the didactic sequences, there was a great interaction of the
participants and an effective contribution to their learning. The participants also approved the
methodologies. Concluding, the active methodologies and contextualization employed here motivated
the students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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