Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Narita, Flávia Motoyama | - |
dc.contributor.author | Araujo, Leonardo Bleggi | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-22T14:41:15Z | - |
dc.date.available | 2020-10-22T14:41:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-31 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Leonardo Bleggi. Milonga Pampeana: estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular. 2020. 28 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39579 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta a confecção de um material pedagógico e minha reflexão
sobre a busca por utilizar as práticas de aprendizagem de músicos populares (GREEN,
2002) no ensino do violão popular em escolas formais de ensino. Minhas motivações para
tal partiram da necessidade de ampliar o repertório musical dos alunos dando ênfase à
função do violão acompanhador (THOMAZ, 2018). Um dos desafios docentes dessa
tarefa estava diretamente relacionado à procura da compatibilidade entre o gênero
musical ensinado e o interesse e gosto musical dos alunos. A fundamentação teórica deste
trabalho se dá sob a luz da teoria do significado musical de Green (1997, 2008).
Considerando tal teoria e tendo ela como base para o desenvolvimento de uma proposta
pedagógica que utiliza as práticas de músicos populares no ensino formal, intenciona-se
ressignificar a experiência musical dos alunos por meio do envolvimento direto com o
fazer musical. Esse material pedagógico, o e-book Milonga Pampeana, é fruto deste
estudo que se encontra inspirado no modelo pedagógico (T)EC(L)A/ C(L)A(S)P de
Swanwick (1979) e na abordagem de aprendizagem informal de Green (2008). Cabe
ressaltar, ainda, que o material pedagógico é resultado do desenvolvimento e do
aprimoramento de estratégias pedagógicas utilizadas na oficina de “Violão
Acompanhamento: um recorte dos ritmos brasileiros de fronteira” realizada no 40o Curso
de Verão da Escola de Música de Brasília. Todas as etapas relevantes para a confecção
do e-book Milonga Pampeana são apresentadas criticamente neste trabalho, que leva em
consideração a minha experiência docente nesses quase vinte anos de ensino. Espera-se
que este trabalho contribua para as áreas da educação musical, da música popular e para
a formação de alunos e professores. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Milonga Pampeana : estratégias de aprendizagem informal para o ensino do violão popular | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violão - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Milonga Pampeana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material didático | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents the making of a pedagogical material and my reflection on attempts
to implement popular musicians’ learning practices (GREEN, 2002) while teaching
popular guitar in formal teaching contexts. My motivation was based on the need of
broadening students’ music repertoire emphasising the role of accompanying guitar
(THOMAZ, 2018). One of the challenges of this teaching task was directly linked to the
search of musical genres that students could enjoy and be interested in. This work is
grounded on Green’s (1997; 2008) theory of musical meaning. It has been the basis of the
pedagogical material that tried popular musicians’ practices in the formal teaching as an
attempt to re-signify students’ musical experience through ‘hands-on’ musical practices.
That pedagogical material is the e-book Milonga Pampeana, a product of this study
inspired by Swanwick’s (1979) C(L)A(S)P model and by Green’s (2008) informal
learning practices. It is worth pointing that the pedagogical material is the development
and enhancement of teaching strategies used in the workshop “Violão Acompanhamento:
um recorte dos ritmos brasileiros de fronteira” that took place during the 40th Summer
Course offered by the Escola de Música de Brasília [Brasília Music School]. All the
relevant steps to prepare the e-book Milonga Pampeana are critically presented in this
work, which reflects my experience of teaching for nearly twenty years. I hope this work
can contribute to the fields of music education, popular music and to the education of
both teachers and students. | pt_BR |
dc.contributor.email | leobleggi76@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|