Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39578
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AmandadeAlmeidaRamos.pdf789,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação da atratividade da implementação das redes inteligentes para as concessionárias de distribuição de energia elétrica : o caso da CEB
Autor(es): Ramos, Amanda de Almeida
Orientador(es): Coutinho, Paulo Cesar
Assunto: Redes inteligentes
Energia elétrica - medição inteligente
Energia elétrica - distribuição
Companhia Energética de Brasília (CEB)
Data de publicação: 22-Out-2020
Referência: RAMOS, Amanda de Almeida. Avaliação da atratividade da implementação das redes inteligentes para as concessionárias de distribuição de energia elétrica : o caso da CEB. 2020. 78 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Essa dissertação tem como objetivo avaliar a atratividade da implementação das redes inteligentes sob a ótica da concessionária de distribuição de energia elétrica no Brasil. Para tanto, será realizada uma análise custo-benefício de um projeto dessa natureza. Essa análise ocorrerá para o caso da Companhia Energética de Brasília (CEB) e considerará que os ativos instalados não terão reconhecimento tarifário por parte do Regulador. Os custos e benefícios foram calculados utilizando referências de outros trabalhos realizados para o Brasil e para outros países. Os resultados mostraram que a implementação desses ativos gera impactos expressivos especialmente para a redução do furto de energia elétrica e dos custos operacionais associados às atividades de leitura. Entretanto, esses benefícios não são o suficientes para justificar os custos associados, de forma que o projeto não é economicamente atrativo.
Abstract: The main purpose of our study is to evaluate the attractiveness of smart grid technologies in Brazil. The evaluation was made from the perspective of the electric power distribution's owner and considering the case of Companhia Energética de Brasília (CEB). The main hypothesis of our study is that smart grid assets are not included at CEB's regulatory asset base. We developed a cost-benefit analysis to measure the attractiveness of this project. The costs and benefits considered in our analysis were identified using references from Brazil and other countries' evaluation. Our results show that the main benefits of smart grid assets are related to energy theft and meter reading costs. However, these benefits are not enough to justify the costs. Thus, the project is not economically viable.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.