Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39530
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarceloRamosdaSilva.pdf37,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbreu, Delmary Vasconcelos de-
dc.contributor.authorSilva, Marcelo Ramos-
dc.date.accessioned2020-10-09T22:15:34Z-
dc.date.available2020-10-09T22:15:34Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.date.submitted2020-07-09-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Ramos. Processos formativos em Música com o Dó Móvel: uma proposta pedagógica em plataforma digital. 2020. [118] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39530-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho está relacionado a uma pesquisa concluída no Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES, modalidade Música, realizado na Universidade de Brasília – UnB. O objetivo aqui é apresentar uma síntese da pesquisa concluída, que teve como foco construir uma proposta-pedagógicomusical para alfabetização com o Dó Móvel em uma plataforma digital. O estudo esteve centrado na experiência da formação e prática profissional desenvolvida por mim ao longo de 26 anos de atuação como professor de música na Escola de Música de Brasília. Para tanto, recorri a esse espaço formativo com minhas memórias, experiências e narrativas. O diálogo com a literatura esteve centrado em estudos no campo da educação musical que discutem as concepções e conceito do termo pedagógico-musical, na filosofia de Paul Ricoeur que traz conceitos de narrativas e no campo da educação com a filosofia de Jorge Larossa que aborda o conceito da experiência. O resultado consistiu na elaboração de proposta pedagógico-musical em plataforma digital para que tanto professores quanto alunos venham a desenvolver processos formativos em música.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcessos formativos em Música com o Dó Móvel : uma proposta pedagógica em plataforma digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudopt_BR
dc.subject.keywordMúsicos - formação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordProposta política pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordProfessores de músicapt_BR
dc.description.abstract1This work is related to research done within the Professional Masters in Arts - PROFARTES, Music PROGRAM, undertaken at the University of Brasília - UnB. The objective here is to present a summary of this research, which focused on building a pedagogical-musical proposal for literacy utilizing the movable C(Dó) on a digital platform. The study is centered on the experience of my educational background and professional practice I've developed over 26 years of experience as a music teacher at the School of Music in Brasília. For such, I have used this formative space offering my memories, experiences and narratives. The dialogue with literature was centered on studies in the field of music education that discusses the concepts and concept of the term musical-pedagogical, in the philosophy of Paul Ricoeur which brings concepts of narratives and in the field of education with the philosophy of Jorge Larossa that addresses the concept of experience. The result consisted in the elaboration of a pedagogical-musical proposal on a digital platform so that both teachers and students will develop training processes in music.pt_BR
dc.contributor.emailprofmarceloramos@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.