Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abreu, Delmary Vasconcelos de | - |
dc.contributor.author | Silva, Marcelo Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-09T22:15:34Z | - |
dc.date.available | 2020-10-09T22:15:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcelo Ramos. Processos formativos em Música com o Dó Móvel: uma proposta pedagógica em plataforma digital. 2020. [118] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39530 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho está relacionado a uma pesquisa concluída no Mestrado
Profissional em Artes – PROFARTES, modalidade Música, realizado na
Universidade de Brasília – UnB. O objetivo aqui é apresentar uma síntese da
pesquisa concluída, que teve como foco construir uma proposta-pedagógicomusical para alfabetização com o Dó Móvel em uma plataforma digital. O estudo
esteve centrado na experiência da formação e prática profissional desenvolvida
por mim ao longo de 26 anos de atuação como professor de música na Escola
de Música de Brasília. Para tanto, recorri a esse espaço formativo com minhas
memórias, experiências e narrativas. O diálogo com a literatura esteve centrado
em estudos no campo da educação musical que discutem as concepções e
conceito do termo pedagógico-musical, na filosofia de Paul Ricoeur que traz
conceitos de narrativas e no campo da educação com a filosofia de Jorge
Larossa que aborda o conceito da experiência. O resultado consistiu na
elaboração de proposta pedagógico-musical em plataforma digital para que tanto
professores quanto alunos venham a desenvolver processos formativos em
música. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Processos formativos em Música com o Dó Móvel : uma proposta pedagógica em plataforma digital | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Músicos - formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proposta política pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de música | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is related to research done within the Professional Masters in Arts -
PROFARTES, Music PROGRAM, undertaken at the University of Brasília - UnB.
The objective here is to present a summary of this research, which focused on
building a pedagogical-musical proposal for literacy utilizing the movable C(Dó)
on a digital platform. The study is centered on the experience of my educational
background and professional practice I've developed over 26 years of experience
as a music teacher at the School of Music in Brasília. For such, I have used this
formative space offering my memories, experiences and narratives. The dialogue
with literature was centered on studies in the field of music education that
discusses the concepts and concept of the term musical-pedagogical, in the
philosophy of Paul Ricoeur which brings concepts of narratives and in the field of
education with the philosophy of Jorge Larossa that addresses the concept of
experience. The result consisted in the elaboration of a pedagogical-musical
proposal on a digital platform so that both teachers and students will develop
training processes in music. | pt_BR |
dc.contributor.email | profmarceloramos@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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