Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Carlos Eduardo Luna de | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Guilherme de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-09T19:34:49Z | - |
dc.date.available | 2020-10-09T19:34:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-09 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-01 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Guilherme de Sousa. Utilização de pavimento permeável de concreto com agregados de RCD na mitigação de alagamentos: estudo de caso do estacionamento do Instituto Central de Ciências da UnB. 2020. xiv, 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39525 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A indústria da construção civil é importante para o crescimento
econômico e social do país. Entretanto, o impacto ambiental causado é grande, tanto pelo
consumo de recursos naturais como pela geração de resíduos. Com o constante crescimento
da mancha urbana dada a urbanização dispersa das cidades brasileiras, está cada vez mais
difícil ter um espaço para a correta destinação desses resíduos. Por outro lado, essa
urbanização tem ocorrido de forma tradicional e/ou irregular o que tem implicado em um
aumento de áreas impermeáveis e com isso dos alagamentos. Buscando uma maneira de
mitigar tanto o problema da deposição dos resíduos como dos alagamentos, esse trabalho
propõe um concreto permeável produzido com resíduos da construção e demolição. Foram
produzidos concretos permeáveis com variação dos teores de argamassa em 35% e 40% e
variação dos teores de substituição de agregados de RCD em 15% e 30%. Os ensaios
realizados foram: resistência à compressão, resistência à tração por compressão diametral,
absorção de água, índice de vazios e permeabilidade. Os ensaios mostraram boa capacidade
mecânica dos concretos permeáveis, com todos os concretos estudados atingindo resistências
à compressão e à tração satisfatórias. Do ponto de vista da permeabilidade, atingiu-se o valor
mínimo de 1,0 mm/s requisitado pela ABNT NBR 16416:2015. Posteriormente, foram feitas
simulações no software EPA-SWMM 5.0 com os dados obtidos nos ensaios, para avaliar o
impacto no escoamento superficial e na rede de drenagem da substituição do pavimento
convencional por pavimentos permeáveis. As simulações foram feitas para chuvas de 24 horas
de duração e tempos de retorno de 1 ano, 2 anos, 5 anos e 10 anos. As simulações mostraram
que os pavimentos permeáveis reduziram até 48% o volume de escoamento superficial na área
estudada e eliminou a inundação nos pontos de captação da rede. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Utilização de pavimento permeável de concreto com agregados de RCD na mitigação de alagamentos : estudo de caso do estacionamento do Instituto Central de Ciências da UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concreto permeável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resíduos - construção civil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Drenagem urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentos permeáveis | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The construction industry is important for the country’s economic and social
growth. However, it causes great environmental impact, both as a result of the consumption of
natural resources and because of waste generation. As cities grow, it becomes increasingly
difficult to find space for an appropriate waste disposal. This fast urbanization is also associated
with recurrent floods that urban spaces have been facing in recent years, since there is an
increase of impervious areas and, thus, runoff. Seeking a way to mitigate both the waste
disposal issue and that of floods, this work proposes a pervious concrete produced with
construction and demolition residues. Pervious concrete was produced with a variation in mortar
contents of 35% and 40% and variation in the replacement contents of C&DW aggregates of
15% and 30%. The performed tests were: compressive strength, tensile strength by diametral
compression, water absorption, void ratio and permeability. The tests showed good mechanical
capacity of pervious concrete samples, with all the studied samples reaching satisfactory
compressive strengths and tensile strengths. As for the permeability, the minimum of 1,0 mm/s
required by the ABNT NBR 16416:2015 was reached. Subsequently, simulations were carried
out in the EPA-SWMM 5.0 software with the data obtained in the tests, in order to evaluate the
impact of replacing conventional pavement with permeable pavements on surface runoff and
the drainage systems. The simulations were run for 24-hour-long rainfall and return periods of 1
year, 2 years, 5 years and 10 years. These simulations showed that the permeable pavements reduced runoff volume by up to 48% in the studied area and eliminated the flooding in the
network catchment points. | pt_BR |
dc.contributor.email | guilherme.sousa.fernandes@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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