Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mól, Gerson de Souza | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Rosalina Maria de Lima Leite do | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T16:40:41Z | - |
dc.date.available | 2020-10-06T16:40:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-06-26 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Rosalina Maria de Lima Leite do. Uma proposta de formação de professores de Matemática e de Ciências na UEG: Anápolis para a escola inclusiva. 2020. 188 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39506 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho tínhamos como objetivo investigar o contexto da inclusão nas escolas de
Anápolis e, a partir daí, elaborar e ofertar uma disciplina que pudesse contribuir para a formação
inicial de professores de Matemática e Ciências na perspectiva de inclusão de pessoas com
deficiência. A disciplina foi ofertada para trinta e dois (32) licenciados do campus de Ciências
Exatas e Tecnológicas – CCET no segundo semestre de 2018. Embora a Universidade Estadual
de Goiás - UEG traga em seu Projeto de Desenvolvimento Institucional a intenção de ser uma
universidade inclusiva, o que percebemos até o momento inicial da pesquisa, é que as ações de
inclusão de pessoas com deficiências ainda não eram pensadas a contento. Foi escolhido a
pesquisa qualitativa para referendar nosso trabalho, de modo específico trabalhamos com
Pesquisa-ação e utilizamos os recursos da Análise Documental e Análise Textual Discursiva para
analisar os documentos e resultados alcançados com a pesquisa. O trabalho foi dividido em
diversas etapas, a saber: inicialmente foi feito análise dos Projetos Políticos e Pedagógicos de
todos os cursos de Matemática, Biologia, Física e Química da UEG e a análise do Projeto de
Desenvolvimento Institucional – PDI da instituição. Posteriormente foram aplicados questionários
para professores, alunos, diretores, coordenadores e professores de Atendimento Educacional
Especial – AEE em seis (06) escolas da rede regular de ensino em Anápolis, para conhecer a
realidade da inclusão nessas escolas. A partir de tal ponto, foi elaborada e ofertada a disciplina
intitulada: Ensino de Matemática e Ciências na Escola Inclusiva. O trabalho foi apoiado na Teoria
Sócio-Interacionista de Vygotski e nos Saberes Docentes referendados por Tardif para a
formação de professores e em outros pressupostos pedagógicos defendidos por autores como
Libâneo, Seabra, Mantoan, Saviani e outros. A pesquisa mostrou resultados satisfatórios quanto
ao alcance dos saberes docentes, de modo especial no saber lidar, saber se colocar no lugar do
outro e o saber agir de forma ética. Mostrou ainda a importância do trabalho coletivo e interativo
referendado pela perspectiva sócio interacionista para produzir conhecimentos e mudanças em
problemas vivenciados nos contextos sociais; neste caso a inclusão. Consideramos que os
resultados e conhecimentos adquiridos poderão auxiliar a UEG na melhoria do processo de
formação de professores para o ensino inclusivo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de formação de professores de Matemática e de Ciências na UEG : Anápolis para a escola inclusiva | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this work, we aimed to investigate the context of inclusion in schools in Anápolis and,
from there, develop and offer a discipline that could contribute to the initial training of teachers of
Mathematics and Science in the perspective of inclusion of people with disabilities. The course
was offered to thirty-two (32) graduates from the Exact and Technological Sciences campus -
CCET in the second semester of 2018. Although the State University of Goiás - UEG brings in its
Institutional Development Project the intention of being an inclusive university, what we noticed
until the initial moment of the research, is that the actions of inclusion of people with disabilities
were not yet thought through to the satisfaction. Qualitative research was chosen to endorse our
work, specifically we work with Action Research and use the resources of Document Analysis and
Discursive Textual Analysis to analyze the documents and results achieved with the research.
The work was divided into several stages, namely: initially an analysis of the Political and
Pedagogical Projects of all courses in Mathematics, Biology, Physics and Chemistry at UEG and
the analysis of the Institutional Development Project - PDI of the institution. Subsequently,
questionnaires were applied to teachers, students, directors, coordinators and teachers of Special
Educational Assistance - AEE in six (06) schools in the regular school network in Anápolis, to
learn about the reality of inclusion in these schools. From this point on, the discipline entitled:
Teaching Mathematics and Science at Inclusive School was developed and offered. The work
was supported by Vygotski's Socio-Interactionist Theory and the Teaching Knowledge endorsed
by Tardif for the training of teachers and in other pedagogical assumptions defended by authors
such as Libâneo, Seabra, Mantoan, Saviani and others. The research showed satisfactory results
in terms of the reach of teaching knowledge, especially in how to deal, how to put oneself in the
other's place and how to act ethically. It also showed the importance of collective and interactive
work endorsed by the socio-interactionist perspective to produce knowledge and changes in
problems experienced in social contexts; in this case the inclusion. We believe that the results
and knowledge acquired may assist UEG in improving the teacher training process for inclusive
education. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En este trabajo, nuestro objetivo fue investigar el contexto de inclusión en las escuelas de
Anápolis y, a partir de ahí, desarrollar y ofrecer una disciplina que podría contribuir a la formación
inicial de los profesores de Matemáticas y Ciencias en la perspectiva de la inclusión de las
personas con discapacidad. El curso se ofreció a treinta y dos (32) graduados del campus de
Ciencias Exactas y Tecnológicas - CCET en el segundo semestre de 2018. Aunque la
Universidad Estatal de Goiás - UEG incorpora en su Proyecto de Desarrollo Institucional la
intención de ser una universidad inclusiva, Lo que notamos hasta el momento inicial de la
investigación, es que las acciones de inclusión de las personas con discapacidad aún no se
pensaban satisfactoriamente. Se eligió la investigación cualitativa para respaldar nuestro trabajo,
específicamente trabajamos con Action Research y utilizamos los recursos de Análisis de
documentos y Análisis textual discursivo para analizar los documentos y resultados logrados con
la investigación. El trabajo se dividió en várias etapas, a saber: inicialmente un análisis de los
Proyectos Políticos y Pedagógicos de todos los cursos de Matemáticas, Biología, Física y
Química en la UEG y el análisis del Proyecto de Desarrollo Institucional - PDI de la institución.
Posteriormente, se aplicaron cuestionarios a maestros, estudiantes, directores, coordinadores y
maestros de Servicios Educativos Especiales - AEE en seis (06) escuelas de la red escolar
regular en Anápolis, para conocer la realidad de la inclusión en estas escuelas. A partir de este
momento, se desarrolló y ofreció la disciplina titulada: Enseñanza de Matemáticas y Ciencias en
la Escuela Inclusiva. El trabajo fue apoyado por la Teoría socio-interaccionista de Vygotski y el
Conocimiento de enseñanza avalado por Tardif para la formación de maestros y en otros
supuestos pedagógicos defendidos por autores como Libâneo, Seabra, Mantoan, Saviani y otros.
La investigación mostró resultados satisfactorios en términos del alcance del conocimiento de la
enseñanza, especialmente en cómo tratar, cómo ponerse en el lugar del otro y cómo actuar
éticamente. También mostró la importancia del trabajo colectivo e interactivo respaldado por la
perspectiva social interaccionista para producir conocimiento y cambios en problemas
experimentados en contextos sociales; En este caso la inclusión. Creemos que los resultados y
el conocimiento adquirido pueden ayudar a UEG a mejorar el proceso de capacitación docente
para la educación inclusiva. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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