Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mattos, César Costa Alves de | - |
dc.contributor.author | Barros, Clarissa Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T14:06:39Z | - |
dc.date.available | 2020-10-06T14:06:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-10 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Clarissa Costa de. Regulação de infraestrutura aeroportuária no Brasil: a efetividade da regulação por incentivos. 2020. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39502 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia do Setor Público, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O principal objetivo desse trabalho é a avaliação da efetividade da regulação por incentivos
estabelecida no arcabouço regulatório da infraestrutura aeroportuária brasileira, nos contratos
de concessão dos aeroportos à exploração da iniciativa privada.
Busca-se analisar se os mecanismos estabelecidos contribuem para a realização dos objetivos
da política de concessão estabelecida, de expansão da infraestrutura e a melhoria da qualidade
de serviço, por meio da avaliação dos resultados dos instrumentos de incentivos que incidem
nos reajustes tarifários dos concessionários, ou seja, os Fatores X e Q, tendo por objeto de
investigação os resultados dos concessionários que tiveram seus reajustes tarifários afetados
pelos resultados desses Fatores em 2015 e em 2017.
Com vistas a contextualizar a problemática e a procedência das principais características do
modelo regulatório brasileiro, apresenta-se uma revisão teórica dos modelos de regulação e dos
instrumentos regulatórios e experiências internacionais na regulação econômica da
infraestrutura aeroportuária. Ademais, apresenta-se uma descrição do modelo de regulação dos
contratos de concessão aeroportuária no Brasil, seus principais instrumentos, em especial os de
comando e controle híbrido e os de incentivos.
Os resultados da análise proposta apontam para a efetividade dos instrumentos de incentivo
postos, ou dos Fatores X e Q, que incidem sobre o reajuste tarifário dos concessionários, sendo
possível inferir que são instrumentos capazes de alterar as escolhas dos regulados para
convergi-las aos objetivos esperados pelo regulador, tanto de melhoria da qualidade dos
serviços quanto de expansão de infraestrutura. Ademais, é possível avaliar que o arcabouço
regulatório estabelecido trata de forma adequada os trade offs entre o modelo de regulação
definido e os objetivos almejados pelo governo e institui mecanismos que se complementam na
mitigação de características adversas do modelo de price cap adotado, inserindo eficiência na
regulação do setor. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Regulação de infraestrutura aeroportuária no Brasil : a efetividade da regulação por incentivos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos - concessões administrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação por incentivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessões administrativas - aspectos econômicos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to analyze the effectiveness of the incentive regulation established in the
regulatory framework of the Brazilian airport infrastructure concession agreements.
It seeks to examine whether the established mechanisms contribute to the achievement of the
regulatory and policy objectives, which are to expand airport infrastructure and to improve their
service quality. The study evaluates the outcomes of incentive instruments that affect the
concessionaires' charges adjustments, which are X-Factor and the Quality Factor. For that
instance, the results of the Brazilian concessionaires that had charges adjustments affected by
those Factors in 2015 and 2017 were analyzed.
In order to contextualize the problem and the basis of the Brazilian regulatory approach, the
theoretical framework presents the basic schemes to regulating overall price levels, as well as
regulatory instruments related to command and control regulation and economic incentives.
Besides, a review on international experiences on airport infrastructure economic regulation is
presented. Lastly, the regulation approach of the airport concession agreements in Brazil is
explained, as well as its main rules and mechanisms.
The findings of the research point out the effectiveness of the economic incentives of Brazilian
airport concession agreements, herein considered both the X-Factor and the Quality Factor. The
data indicates that it is possible to assume that the economic incentives are instruments capable
of inducing concessionaire choices and of converging those choices to the objectives expected
by the government: to expand airport infrastructure and to improve their service quality. Also,
it is possible to assess that the regulatory framework deals with the tradeoffs that exist among
the objectives pursued by the government and the regulation approach. Regarding this matter,
it establishes mechanisms that balance each other and also achieves to mitigate adverse
characteristics of the price cap approach, introducing efficiency in airport infrastructure
regulation approach. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|